São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carnaval em Recife começa amanhã

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A partir de amanhã, 125 ruas do centro de Recife (PE) serão interditadas para a festa de abertura do Carnaval na cidade. As alterações no trânsito da região começaram ontem à noite, com o bloqueio da ponte Duarte Coelho, que passa sobre o rio Capibaribe e liga dois dos principais corredores do transporte coletivo, as av. Guararapes e Conde da Boa Vista.
Com o bloqueio, 161 linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados. A medida, que vai até a Quarta-Feira de Cinzas, afeta a rotina de 700 mil usuários do sistema, obrigados a utilizar paradas provisórias até o final da folia.
Sobre a ponte, será erguida a tradicional estátua gigante que representa o Galo da Madrugada, maior bloco do mundo, segundo o "Guinness Book", o livro dos recordes. Com 35 metros, a estátua estará vestida com fantasia nas cores da seleção brasileira de futebol. Fundado há 28 anos, o bloco desfilará sábado com o tema "Galo Rumo ao Hexa".
A abertura oficial da folia, porém, acontecerá amanhã à noite, com a apresentação conjunta de 500 músicos de maracatu e a Banda Sinfônica do Recife. O percussionista Naná Vasconcelos comandará o show.
Ontem, Naná fez seu último ensaio com os músicos, integrantes de 11 grupos de maracatus. Amanhã, eles desfilarão por cerca de 500 metros, nas ruas do bairro do Recife, antes de subir ao palco.
As ruas por onde eles passarão já estão preparadas para a festa. A decoração é baseada no universo literário do escritor Ariano Suassuna, o homenageado do Carnaval de Recife deste ano, ao lado do músico Claudionor Germano.
A folia na cidade, entretanto, não será restrita ao bairro. Repetindo a fórmula criada há três anos, a prefeitura descentralizou o Carnaval. Foram criados 16 pólos de animação nos bairros, onde cerca de 250 apresentações acontecerão até terça-feira.
Cada pólo será dedicado a um tema específico. No marco zero, a programação será voltada ao Carnaval tradicional pernambucano, com blocos de frevo, maracatus e caboclinhos. A menos de 1 km, bandas "alternativas" se revezarão no palco com DJs e modelos em desfiles de moda.


Texto Anterior: Jornalista da Folha participa hoje de bate-papo
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.