São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITORAL

Totens luminosos indicarão a qualidade das praias de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Em vez das bandeirinhas vermelhas e verdes para indicar se a água está própria ou não para banho, as praias de São Paulo passarão a contar com totens a partir do mês de março.
Os equipamentos, de quatro metros de altura, tornarão o processo de sinalização mais moderno -alimentados por energia solar, os totens divulgarão a qualidade das praias por sistemas luminosos, de cores verde e vermelha.
O novo método vai evitar que funcionários da Cetesb (agência ambiental paulista) tenham de ir às praias para trocar as bandeiras. Entretanto, não torna a divulgação da qualidade instantânea, pois ainda será necessário fazer a coleta de água e, depois, a análise em laboratório.
A Cetesb não vai ter custos com a mudança. A agência fez um contrato com a empresa Via Única Sinalizações Ltda., que poderá colocar publicidade nos totens e, dessa forma, lucrar com o serviço.
A implantação começará em Santos. Serão instalados totens nas praias Aparecida, Ponta da Praia, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e José Menino. Essa última receberá dois equipamentos.
Até o final do ano, a Cetesb prevê a instalação de mais 148 totens, que ficarão em 136 praias do litoral paulista.

Monitoramento
A Cetesb monitora 230 quilômetros de praias e tem, em média, um ponto de monitoramento a cada 1,6 km. São feitas coletas semanais de água do mar, que são encaminhadas para análises microbiológicas para verificar a presença da bactéria Enterococos, que indica poluição fecal.
São realizadas cerca de 600 análises mensais -o número aumenta para 900 nos meses de verão, totalizando aproximadamente 8 mil análises anuais. A partir dos resultados é gerado um boletim semanal, que contém a classificação das praias. (AB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Santos-Guarujá: Dersa estuda construção de túnel subaquático
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.