São Paulo, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio tem a 2ª maior taxa de repetência

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os municípios do Estado do Rio têm o segundo maior percentual de reprovação no novo primeiro ano do ensino fundamental (9,2% das matrículas no Estado), atrás apenas do Piauí (10,7%).
Ruben Klein, pesquisador da Fundação Cesgranrio, diz não se surpreender com as taxas do Rio, pois as cidades há tempos já buscavam alfabetizar crianças aos seis anos, com repetência às vezes.
Em São Gonçalo (11% de reprovação), a Secretaria da Educação disse que só reprova os que não chegam a 75% de frequência.
Em Campos (reprovação de 34%), a subsecretária da Educação, Deise Tavares, diz que a situação se refere à gestão passada. Uma das prováveis causas, diz, é a existência até o ano passado de classes em que eram agrupados alunos de diferentes idades, em escolas rurais.
O MEC não descarta ainda que alguns municípios tenham errado os formulários. Apesar dos problemas, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria Pilar Lacerda, defende o novo fundamental. "Além de garantir o acesso à escola mais cedo, permite que a alfabetização seja trabalhada de forma integrada."


Texto Anterior: 79 mil crianças de 6 anos são reprovadas
Próximo Texto: Análise: Números escondem vidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.