São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGA
Ela foi presa em flagrante ao tentar enviar 4,8 kg de cocaína dentro de um frigobar
Angolana é presa por tráfico no Rio

SERGIO TORRES
da Sucursal do Rio

A Polícia Federal prendeu a angolana Francisca da Conceição de Lima Rodrigues, 34, quando tentava enviar para Angola um frigobar onde, segundo a PF, estavam escondidos 4,8 kg de cocaína.
A participação de angolanos no tráfico de drogas no Rio foi motivo de polêmica em fevereiro.
Policiais civis disseram que angolanos atuavam no tráfico de drogas no complexo de favelas da Maré (zona norte do RJ), tendo se envolvido em uma invasão de traficantes na favela Nova Holanda.
O Consulado de Angola protestou e o governador Anthony Garotinho (PDT) acabou pedindo desculpas oficiais aos angolanos.
Francisca não mora no complexo da Maré, mas estuda a cerca de 1 km dali, na Faculdade de Nutrição da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ela vive no Rio há quatro anos.
Apesar de não terem sido encontradas provas da participação de angolanos no tráfico, a PF intensificou as investigações sobre os africanos radicados no Rio.
No último dia 16, a Polícia Federal recebeu da firma Advance Int'L Cargo (centro do Rio), especializada na remessa de encomendas para o exterior, a informação de que um caixote suspeito tinha sido deixado lá para despacho.
Uma equipe da PF foi à firma para examinar o material, que seguiria para Angola. Era um frigobar, acondicionado em uma caixa grande de papelão.
O fato de a caixa estar violada chamou a atenção dos policiais. Eles também estranharam que um aparelho novo estivesse com os parafusos descascados e lhes chamou a atenção o fato de o frigobar estar pesando mais do que o estipulado no manual técnico.
A cocaína, segundo a PF, foi achada no forro do aparelho, em cinco pacotes. Francisca foi presa quando foi fazer o pagamento da remessa. Em depoimento, ela negou saber que havia droga no frigobar. Disse que estava enviando o aparelho para Angola a pedido dos amigos Frederico José Vieira Pinto e José João Gomes dos Santos, que viajaram para Angola três dias antes. Acusada pela suposta prática de tráfico internacional de drogas, Francisca poderá ser condenada a até 15 anos de prisão.


Texto Anterior: Crime: Desempregado do PR sequestra amiga
Próximo Texto: Morre ex-marido de McCartney
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.