São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ansiosa assumida descobriu nódulo em exame de rotina

DA REPORTAGEM LOCAL

Ansiosa assumida, a dona-de-casa, Nedina Carvalho Levy, 52, diz que seu jeito de sempre pensar em tudo e não deixar para amanhã o que pode fazer hoje foi importante para evitar um câncer. Ela descobriu e retirou um nódulo em seu seio direito, em 2002.
"Faço tudo o que é exame anualmente: do coração, densitometria óssea e abdominal completo. Na época em que descobri o nódulo, parecia que meu coração iria saltar pela boca", conta.
E foi em uma mamografia de "rotina" que ela se deparou com o problema. "Achei cedo, foi a sorte. Assim, não tive risco de que evoluísse para um tumor", afirma a fluminense natural de Macaé, que atualmente reside no bairro do Flamengo, no Rio.
Apesar das constantes visitas a médicos e laboratórios, Nedina diz não se considerar hipocondríaca. "Sou ansiosa em vários momentos da minha vida, desde quando estou esperando que algo aconteça logo até nas tarefas de casa do cotidiano."
Quando tem compromissos inesperados em dia de limpeza, acaba fazendo o serviço de madrugada para não deixar acumular. "Lavo a cozinha e até roupa se precisar. Meu marido, às vezes, acorda às 2h e me pega com a flanela na mão. Já se acostumou."
Algumas horas de sono depois, às 5h, acorda e sai para correr no aterro do Flamengo, não sem levar seu café da manhã para comer no caminho, geralmente uma maçã ou uma banana. "O horário é muito gostoso para estar na rua", diz.
Além disso, o exercício físico é para ela uma forma de pôr para fora a ansiedade. Por isso, vai ainda à sessão de alongamento e à academia. "O dia em que não faço isso fico mais ansiosa", diz.


Texto Anterior: Saúde/comportamento: Ansiedade pode proteger mulheres, diz pesquisa
Próximo Texto: Saiba mais: Terapias podem incluir ioga e acupuntura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.