São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um "dream team" formado por algumas das mulheres mais desejadas do Brasil mostra as tendências de moda para noivas

Pra casar

ERIKA PALOMINO
DA REVISTA

A noiva é, por excelência, uma mulher de sonho. Uma imagem idealizada, que conjuga romantismo, sensualidade e paixão.
Para mostrar as tendências de moda para os casamentos no "mês das noivas", pareceu perfeito convidar mulheres que são o sonho de muitos brasileiros.
Alinne Moraes, Camila Pitanga, Fernanda Lima, Luana Piovani, Mariana Ximenes e Taís Araujo formam o "dream team". Mas nenhuma delas jamais usou um vestido de noiva na vida real.
Especialista em noivas, o estilista Walter Rodrigues diz: "O vestido tem de ter a cara da noiva". Cada uma teve produção, acessórios, locação e fotógrafo próprios.
Para mostrar o tomara-que-caia com grandiosa saia de tafetá e tule criado pelo estilista, Luana Piovani saiu de sua casa nos Jardins e atravessou a avenida Paulista numa limusine, chegando a uma tranqüila rua do Pacaembu, onde foram feitas as fotos.
"Quando eu me casar, quero usar um vestido como esse", suspira a atriz, que namora o jogador de pólo Ricardo Mansur. Ela escolheu ficar com o cabelo solto, nada certinho, meio bagunçado: "Vai ser assim no dia também".
"Atualmente a noiva está mais moderna. O vestido pode até ser inteiro bordado, mas sem muita coisa misturada", diz Marie Toscano, uma das mais procuradas para casamentos em São Paulo. Segundo ela, mangas bufantes estão "off". As caudas já não são mais tão longas, deixando a noiva mais à vontade. "Existe uma procura pelo conforto: o pessoal quer mais é aproveitar a festa."
Seu sofisticado vestido de um ombro só, em renda e tafetá, usado por Camila Pitanga na entrada de uma gruta no parque Lage, é um bom exemplo disso. Tem uma armação de babados de tule por baixo, somente na parte de trás, desenhando a silhueta. "Olha que linda a noiva!", apontaram alguns escoteiros.
Logo depois chegava Mariana Ximenes, com unhas e boca bem vermelhas, para contrastar com seus traços suaves. Ela usou vestido bordado com renda na cauda curta criado pelos irmãos Marcelo e Bruno Otaviano para a Mariá Noivas ("Posso levar uma polaroid para mostrar para o meu marido?", ela pergunta, doce.)
"Estamos misturando tecidos como tule, voilette e bordados, para dar uma nova textura ao vestido", explica Marcelo Otaviano.
O mix de materiais aparece também nas leituras mais clássicas, como no vestido inteiro bordado de micropérolas da Daslu Couture, usado por Taís Araujo, estrela de "Da Cor do Pecado".
Na cabeça, um véu rendado e um arranjo em miçangas, strass e pérolas adornando o rosto. Por fim, o buquê de rosas brancas feito especialmente pelo top florista Vic Meirelles.
"As cariocas preferem os vestidos tipo princesa, mais conservadores. Em São Paulo fazemos modelos mais lânguidos e modernos", comenta Otaviano.
Também é moderno usar peças que não foram originalmente destinadas ao altar. A jovialidade e o frescor de Alinne Moraes combinaram com o vestido branco com paetês largos, franjas e plissados da coleção do estilista Lino Villaventura. Na cabeça, um arrojado pente de penas, outra tendência do momento para os cabelos das noivas, juntamente com acessórios que parecem jóias.
Alinne quis ser fotografada na praia próxima à sua casa, no Recreio dos Bandeirantes. Seu marido, o ator Cauã Reymond, chegou na hora da maquiagem. Depois, foi ele quem a levou, já paramentada, para a locação. E foi surfar.
A tarefa mais complicada deste editorial foi alcançar Fernanda Lima. Ela está em Nova York, mas fez questão de aceitar o convite. Foi ela quem sugeriu o fotógrafo, o brasileiro Vavá Ribeiro, seu amigo e talento emergente no cenário internacional. Ele, por sua vez, pediu "o vestido mais curto e o véu mais longo". Assim foi feito. Lá foram os dois para a rua 36, no desencanado bairro de Chelsea. O resultado tem a irreverência e a descontração típicas de Fernanda -que usava um bom e velho tênis All Star na foto. Com uma noiva dessas, qual é o homem que resiste à pergunta: "Casa comigo?".


Coordenação de moda e edição: Erika Palomino

Casting: Candé Salles (Conspiração Filmes)


Texto Anterior: Administração: Prefeitura descumpre lei da transparência
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Marta é vítima do machismo ou da futilidade?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.