São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

8ª edição da feira GLBT faz o "aquecimento" para a Parada Gay, no domingo

Julia Moraes/Folha Imagem
Bandeira na praça da República, centro de São Paulo, onde aconteceu a 8ª feira cultural GLBT

CRISTINA LUCKNER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Travestis superproduzidas, casais gays e heteros, simpatizantes ou curiosos tomaram ontem a praça da República, no centro de São Paulo, que abrigou a oitava feira cultural GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). "Alegre" foi a expressão mais usada para descrever o evento.
Parte da programação oficial da Parada do Orgulho GLBT, a feira foi um aquecimento para a festa que vai acontecer no domingo na avenida Paulista.
Diversidade foi a palavra de ordem durante o dia. Os mais de cem estandes exibiam moda, música, design, produtos e serviços, além de orientação sobre saúde, sexualidade e direitos sexuais.
"Essa é uma oportunidade única para que se possa divulgar a cultura gay", dizia Dimmy Kieer, 40, ator performático e drag queen há 15 anos, do alto dos sapatos azuis de 18 centímetros de salto.
Para a inglesa Anahata Iradah, 53, a feira é uma celebração. "Estar aqui reafirma quem eu sou."
Os amigos Leandro Impaléa e Daniela Pavão se divertiam comprando acessórios enquanto "batiam leque".
"A expressão surgiu nas baladas. Quando a música tem uma batida forte, você balança o leque no mesmo ritmo, é divino", explicava o estudante de computação de 20 anos. "Adoro travestis, pois eles são engraçados. Vim conferir as tendências", contava Daniela, 19, que estuda biomedicina.
O clima de festa e tranquilidade atraiu a balconista Aline Santos, 24, que levou o filho Vinícius, de 6 anos, para passear na feira. "Meu filho gosta muito de vir e as pessoas são muito pacíficas."
A organização do evento estimou o público em 200 mil pessoas. A polícia calculou que, até as 16h, cerca de 50 mil pessoas já haviam passado pela praça.


Texto Anterior: Cancelamento de vôos tumultua Cumbica
Próximo Texto: Niterói: 3 morrem em tiroteio entre polícia e suspeitos em favela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.