São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2011

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ANÁLISE

Consumidor consciente se forma com mais informação

EMMANUEL PUBLIO DIAS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Educação, assim como publicidade, é informação. Cidadãos responsáveis e consumidores conscientes só se formam com mais informação. Este é o ponto de convergência sob o qual devem ser analisadas as ações de marketing e comunicação em estabelecimentos de ensino.
Estas ações de marketing e comunicação aumentam o patrimônio de conhecimento e informações de professores e alunos? Contribuem para que as crianças aumentem sua percepção do mundo e fundamentem suas escolhas?
Procuram contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos, alunos e professores?
Respeitam a dignidade, a ingenuidade, a credulidade, a inexperiência e o sentimento de lealdade das crianças?
Finalmente, são realizadas de acordo e em conjunto com as autoridades públicas e os corpos docentes das escolas?
Todos estes parâmetros de conduta constam do Código Brasileiro de Autoregulamentação Publicitária, que rege as atividades publicitárias e é fiscalizado pelo Conar.
Como em qualquer outro local, não é a atividade publicitária em si que deve ser proibida, mas a sua utilização ética e socialmente responsável.
Proibir ações de marketing e comunicação em instituições de ensino equivale a privar os alunos do acesso a informações que poderiam ajudar a ter uma vida melhor, mais saudável e a participar de forma mais crítica e responsável da sociedade de consumo a que estarão expostos.
Recorde-se que, graças aos mecanismos de geração e transferência de renda, dezenas de milhões de famílias estão tendo acesso a produtos e serviços. Filhos destas famílias são os novos consumidores.
Educá-los para que tenham informações sobre as escolhas que livremente vão fazer, consumindo produtos úteis e saudáveis, é tarefa que a escola pode e deve fazer com os outros agentes sociais: família, autoridades e organizações sociais, empresas e instituições do mercado -atores legítimos do processo de educação.

EMMANUEL PUBLIO DIAS é diretor corporativo da ESPM

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