São Paulo, sábado, 23 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controladores discutem se irão parar durante o Pan

Possível greve branca ganhou força após decisão de punição

ANDREZA MATAIS
IURI DANTAS DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os controladores de tráfego aéreo começaram ontem a discutir com mais firmeza a possibilidade de fazer greve branca no início de julho, quando o fluxo nos aeroportos irá aumentar devido aos Jogos Pan-Americanos e às férias escolares.
A idéia seria repetir o movimento do dia 30 de março, quando os controladores cruzaram os braços -auge da crise.
Os problemas podem se agravar se os funcionários da Infraero cumprirem a promessa de entrar em greve a partir da próxima semana, caso o governo não atenda o pedido de reajuste salarial de 35% -a estatal ofereceu 3,5%.
A greve branca dos controladores já vinha sendo estudada por um grupo de sargentos, mas ganhou força ontem depois da decisão da Aeronáutica de punir líderes do grupo.
A Folha apurou que há um grupo de controladores disposto a dar uma resposta mais forte ao Comando da Aeronáutica, mesmo isso tenha conseqüências como prisão ou afastamento. A avaliação é que ou reagem com mais firmeza ou os controladores ficarão sujeitos a punições a todo momento.
"Como os ânimos estão acirrados e há um espírito de corpo [entre os controladores], se a Aeronáutica conseguir essa vitória [de punir os controladores], será um componente grave na crise", disse o deputado Miguel Martini (PHS-MG).
Para o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), também da CPI do Apagão, as punições podem repercutir numa operação padrão em outros Cindactas.
A ameaça maior é que os atuais controladores podem pedir baixa a qualquer momento, o que impedirá o treinamento dos novos profissionais que dependem dos antigos para aprender a função.
Se confirmada a paralisação na Infraero, deixam de trabalhar funcionários que atendem o público, responsáveis pelas informações sonoras e visuais nos aeroportos e cerca de 30% dos controladores de tráfego aéreo civis ligados à Infraero.


Texto Anterior: Controladores elogiam ação de ministro
Próximo Texto: Federação diz que espaço aéreo do país é inseguro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.