São Paulo, terça-feira, 23 de junho de 2009

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27ª São Paulo Fashion Week

Peixes da moda lutam para sobreviver entre tubarões

Edição mostra disparidade entre pequenas grifes e as mantidas por grandes grupos

Herchcovitch mostrou uma coleção elegante de alfaiataria; Wilson Ranieri exibiu minivestidos em gaze de seda e shorts em sarja

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA
VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O último dia da SPFW, que teve como destaque o desfile masculino de Alexandre Herchcovitch, evidenciou o abismo comercial que separa diferentes grifes do evento.
Na sala 2, Herchcovitch mostrou uma coleção elegante e voltada para o novo perfil de seus negócios, agora comandados pela Inbrands. Os moletons e os efeitos de styling mais ousados ficaram pra trás.
O foco agora são os homens endinheirados que querem fugir da caretice: eles devem se interessar pela alfaiataria, estilosa e de primeira linha, com ternos, calças, coletes e camisaria de ótimo corte.
Enquanto isso na sala 4, chamada por muitos fashionistas de "sala da degola", as pequenas grifes rebolam para continuar na dança fashion. Nos bastidores, comenta-se que, na menor sala do evento, estariam marcas ameaçadas com possíveis cortes no line-up.
O estilista Wilson Ranieri foi um dos que mostraram suas coleções, ontem, nesse espaço. Fez um desfile muito leve, com minivestidos em gaze de seda, gabardine de algodão, além de calças e shorts de sarja. Tudo muito enxuto e bem feito no limite das possibilidades.
A grife de Wilson e outras pequenas marcas são peixinhos num caldeirão cada vez mais dominado por empresas mantidas por peixões dos grandes grupos de investimento.
Enquanto as marcas do grupo Inbrands (Ellus, Herchcovitch, Isabela Capeto, 2nd Floor, sem contar a própria SPFW) e AMC Têxtil (Colcci, Forum e Triton) investem boladas em cenários, castings com tops do primeiro time, os pequenos controlam gastos na ponta da agulha.
Wilson, assim como Fábia Bercsek, Priscilla Darolt, Simone Nunes e Erika Ikezili, que também desfilaram na sala 4, são de uma geração de novos nomes da moda que ganhou espaço no finado Amni Hot Spot, dedicado a jovens talentos.
Depois da crise econômica, houve uma queda visível na qualidade das coleções de algumas dessas grifes, que não pode ser atribuída só a bloqueios criativos. Falta dinheiro.
Uma questão que surge, portanto, ao final da semana de moda é como evitar que as pequenas marcas sejam engolidas pela competição desigual e como a SPFW irá garantir a diversidade tão alardeada pelo evento nessa era de grandes grupos de moda.


Avaliação:
Alexandre Herchcovitch Masculino:    

Wilson Ranieri:   




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