São Paulo, segunda, 23 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'SÃO PAULO DO SUL'
Separatistas de SP preparam constituição

Grupo de estudos será montado em 15 dias
MARCUS BATISTA
da Reportagem Local

O movimento separatista do Vale do Ribeira decidiu elaborar uma Constituição para "São Paulo do Sul". Para isso, um grupo de estudos, formado por dez pessoas, será montado em 15 dias, numa reunião em São Miguel Arcanjo (190 km de SP).
A medida foi tomada por 120 separatistas, que promoveram no último final de semana o 2º Encontro de "São Paulo do Sul", na Câmara Municipal de Itanhaém (110 km de SP).
"São Paulo do Sul" seria um novo Estado, composto por 55 cidades numa área equivalente a 16% do Estado de São Paulo.
O grupo de estudos, além de elaborar a Constituição, deverá voltar-se para três aspectos: a definição da geografia da região, o controle das riquezas naturais e a redução das dificuldades sociais.
"Não podemos fechar os olhos para a miserabilidade da região, que atinge 80% dos habitantes", disse Cláudio Oliva, 45, ex-vereador em Itanhaém.
Os separatistas também pretendem expandir suas propostas junto à população. Para isso, a idéia é intensificar as reuniões, atingindo todas as 55 cidades de "São Paulo do Sul". "Se for possível, faremos 55 encontros para conscientizar a sociedade. Depende muito da expansão do movimento", afirmou Oliva.
Cerca de 80 índios guaranis compareceram à Câmara Municipal de Itanhaém para apoiar as propostas de emancipação.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.