São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Digital verificará presença de aluno em escola pública, diz Lula

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem, em Porto Alegre, no 4º Congresso Mundial da Internacional da Educação, um projeto para controlar on-line a freqüência dos alunos nas salas de aula com o objetivo principal de evitar fraudes.
"Quero anunciar um projeto que, na nossa opinião, será revolucionário. O Ministério da Educação apresentará brevemente, aos Estados e municípios, uma proposta de controle de freqüência das crianças nas escolas por meio de registro digital."
O presidente disse ter pedido ao ministro Tarso Genro (Educação) o protótipo do projeto em até 20 dias, para implantação em 2005.
A idéia será concluída em até 15 dias. O orçamento está sendo definido. O sistema verificará a impressão digital dos alunos. A idéia é, controlando as presenças on-line, ter o exato número de alunos e, assim, economizar recursos e evitar fraudes.
O governo também pretende tornar mais racional a distribuição de recursos do Bolsa-Família, que exige como contrapartida a freqüência dos filhos à escola.
O ministro Tarso Genro disse que a implantação do novo sistema não será obrigatória. "É claro que aqueles que o adotarem poderão se integrar com mais facilidade aos programas do MEC, pois o objetivo não é determinar qualquer redução de recursos para escolas que apresentarem problemas", informou.
"A idéia é excelente, e, falando no Rio Grande do Sul, temos condições de aplicá-la em seis meses. Só precisaremos de recursos", disse o secretário gaúcho da Educação, José Fortunati.
No pronunciamento, Lula foi aplaudido por 1.400 pessoas, ambiente bem mais acolhedor que o da entrada do evento, na qual houve protesto de 200 pessoas do PSTU e do PSOL. O presidente usou uma porta lateral.
Segundo dados de 2003 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, há 48,33 milhões de matriculados em 176.880 escolas públicas.


Colaborou LUCIANA CONSTANTINO, da Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Governo apresenta nova proposta de reajuste a docentes das federais
Próximo Texto: Panorâmica - Violência: Aluno é acusado de mandar matar professor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.