São Paulo, segunda-feira, 23 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Membros da oposição e da CPI vão pedir investigação sobre a pane em Manaus

GABRIELA GUERREIRO
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Integrantes da oposição e da CPI do Apagão Aéreo da Câmara vão propor nesta semana investigações sobre a pane na comunicação e nos radares do Cindacta-4, em Manaus, ocorrida entre a noite de sexta e a madrugada de sábado.
Os parlamentares querem descobrir se a pane foi provocada por sabotagem ou se as falhas nos equipamentos realmente desencadearam a suspensão de vôos na região amazônica, com impactos nos aeroportos de todo o país.
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que vai apresentar requerimento de informações à CPI para que a Aeronáutica explique o que provocou a pane. "Temos que investigar se houve sabotagem. Se não houve, é tão grave quanto."
Reportagem publicada ontem na Folha afirmava que o comando do Cindacta-4 trabalha com a "forte possibilidade" de sabotagem na pane.
Apesar dos indícios, a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) disse não acreditar em "sabotagem porque os controladores de vôo têm grandes responsabilidades. A CPI tem que investigar essas e outras questões ligadas ao controle do tráfego aéreo", afirmou.
No sábado, a Aeronáutica disse, em nota, que o problema foi em razão de um curto-circuito que interrompeu a distribuição interna de energia, às 23h15 de sexta, e que determinou a apuração do fato.


Texto Anterior: Conclusão prévia da Aeronáutica indica erro de técnico em pane no Cindacta
Próximo Texto: Para controlador, hipótese de sabotagem é forma de jogar a culpa na categoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.