São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MINAS
Parque da Serra da Canastra tem novo incêndio em menos de uma semana

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) registrou ontem um novo incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra (411 km a oeste de Belo Horizonte) -o segundo em menos de uma semana.
O órgão enviou uma equipe de fiscais para investigar se o incêndio que atinge a reserva foi criminoso. Uma moradora das proximidades do parque denunciou que o fogo, que começou na manhã de anteontem, teria sido provocado intencionalmente. Na semana passada, outro incêndio destruiu 10% da área do parque, ou 7.000 hectares, mas não ficou comprovado se teve origem criminosa.
Dois helicópteros do governo estadual, utilizados na semana passada no combate ao fogo, devem chegar até a manhã de hoje ao local do incêndio para se juntar aos 33 funcionários do parque, voluntários e bombeiros que tentam conter as chamas.
Até o fim da tarde, o representante do Ibama em Belo Horizonte, Jáder Figueiredo, não tinha estimativa das dimensões da área atingida. O incêndio está localizado na serra do Cemitério, em Delfinópolis (MG).
Segundo ele, a falta de chuvas e a ocorrência de geadas durante este inverno transformaram a vegetação rasteira de campos de altitude, predominante nos 71,5 mil hectares de área do parque, em um "barril de pólvora".
(DA AGÊNCIA FOLHA)

Texto Anterior: Frequentadores pedem respeito à paquera gay
Próximo Texto: Petrobras entra na Justiça contra multa
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.