UOL


São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Ele era funcionário da Petrobras

Operador morre ao cair em tanque de navio

MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

O operador de produção Luís Carlos Bispo, 35, morreu na noite de anteontem em um acidente no navio Jurupema, da Petrobras, na bacia de Campos, no Rio.
Com sua morte, chega a nove o número de petroleiros mortos neste ano em acidentes em navios e plataformas da estatal na bacia de Campos, segundo levantamento do Sindipetro/NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense). Os poços dessa bacia respondem por cerca de 80% da produção de petróleo no Brasil.
Segundo informações da empresa, por volta das 22h de quinta-feira, Bispo caiu em um dos tanques do navio ao tentar movimentar um mangote (tubo flexível que recebe os resíduos de um rebocador). O Jurupema auxilia as operações da plataforma P-27, que fica no campo de Voador.
Bispo chegou a ser socorrido por colegas, mas morreu no local. Uma ambulância aérea chegou a ser acionada, mas, quando chegou ao local do acidente, o petroleiro já havia morrido. Funcionário da Petrobras, Bispo trabalhava na Transpetro, uma subsidiária da estatal, desde janeiro de 1989.
Ele morava em Salvador (BA), era casado e tinha dois filhos.
A Petrobras informou que uma comissão de inquérito foi criada para investigar as causas do acidente. Até a conclusão desta edição, o grupo ainda não havia se manifestado sobre a apuração.
Segundo o diretor do Sindipetro/NF, Fernando Carvalho, Bispo caiu de uma altura de três metros e ingeriu produtos químicos e gases. De acordo com o Sindipetro/NF, o número de mortos em acidentes na bacia de Campos neste ano já supera o registrado em todo o ano passado, quando seis petroleiros morreram em 11 ocorrências.
De acordo com a entidade, a maioria das vítimas era de trabalhadores terceirizados -sete neste ano e cinco em 2002.
O último acidente com mortes registrado na bacia de Campos ocorreu no dia 5 de julho. Na ocasião, cinco pessoas morreram após a queda de um helicóptero.


Texto Anterior: Administração: Região do CEU Perus tem operação limpeza
Próximo Texto: Panorâmica - Minas Gerais: PF investiga segurança privada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.