São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMILTON VALENTE DA SILVEIRA (1944-2008)

Memórias do "velho tropeiro" gaúcho

WILLIAN VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Por onde andaria o "Tropeiro Velho", bastião da memória gaúcha, era pergunta que não calava entre a gente de Canguçu (RS). Poucos sabiam que o autor das antigas crônicas do jornal, tão fartas de memorialismo, era, quem sabe, seu próprio dentista.
"Modesto, tinha medo de não agradar", diz a viúva, explicando porque Amilton da Silveira usava o inspirado pseudônimo. Já a vida de "menino do campo" que trazia à "Folha de Canguçu", era mesmo sua. Nascido e crescido na fazenda, ia à escola balançando na carroça do leite; montava a cavalo e brincava à sombra do cinamomo.
"Escolheu a profissão de dentista, mas de vocação era fazendeiro". Passou 40 anos no consultório. Mas o campo reverberava em sua rotina.
No Centro de Tradições Gaúchas, era bom no tiro de laço do rodeio, onde "se enlaça o boi pelas guampas". Em casa, "tinha um museu", com carabinas e lanças da Revolução Farroupilha e fogareiros e arreios de cavalos, com os quais poderia sustentar uma guerra ou uma tropa.
Mas era calmo o dono da sétima cadeira da Academia Canguçuense de História e ex-diretor do Esporte Clube Cruzeiro (o hino era seu). Tinha quatro filhos, uma neta e um bom guarda-roupa. "Fosse ao desfile ou à padaria, ia rigorosamente "pilchado" dos pés à cabeça", diz a viúva.
A pilcha é o traje tradicional do gaúcho, que vestiu até o fim. Morreu no domingo, aos 64, de câncer. E foi enterrado de botas, bombacha, camisa e lenço brancos e chapéu. Só não tinha uma cuia na mão. "É incrível, mas ele não gostava de chimarrão."

obituario@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Publicitária é presa acusada de cuspir em escrivão na delegacia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.