São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Canal é ideal para prática de esporte náutico

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma característica morfológica pouco comum faz do canal de São Sebastião um dos melhores locais do país para esportes náuticos e, ao mesmo tempo, ótimo local para a atividade portuária.
Em formato de funil e confinado pelo morro de Ilhabela e a serra do Mar, o vento é canalizado e direcionado entre São Sebastião e Ilhabela.
Por outras razões, como a função de quebra-mar de Ilhabela (na verdade, a ilha se chama São Sebastião), o local apresenta, na maior parte do tempo, somente pequenas ondulações.
Esse conjunto faz com que o canal fique livre de ressacas, que destroem regiões costeiras bem próximas, como a praia de Massaguaçu, na vizinha Caraguatatuba.
Embora o vento seja favorável aos barcos à vela, quando atinge velocidades maiores, obriga a Dersa, empresa do Estado, a suspender as operações da balsa.
Embarcações de grande porte não são afetadas pela marola. E, devido à profundidade do canal, entram no porto sem risco de encalhes.


Texto Anterior: Morador protesta contra ampliação do porto
Próximo Texto: Danuza Leão: Que alguém me explique
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.