São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo sobre epidemia de gripe vira hit na internet

Jogadores tomam medidas como estocar antivirais

DA REPORTAGEM LOCAL

Impulsado pela atual preocupação mundial com a gripe suína, um jogo de computador inspirado nas gripes está fazendo sucesso na internet.
Criado por médicos holandeses, o game The Great Flu (a grande gripe) exige dos jogadores que assumam o papel da OMS (Organização Mundial da Saúde) e controlem uma epidemia mundial da doença.
O jogo está disponível na página www.thegreatflu.com e pode ser utilizado gratuitamente. Está disponível apenas em inglês.
Antes de começar a partida, os internautas escolhem um dos cinco hipotéticos vírus da gripe, cada um com um nível diferente de agressividade.
Os jogadores então precisam tomar medidas como estocar antivirais e vacinas, comprar máscaras, investir em campanhas de esclarecimento da população e em pesquisas que buscam encontrar a vacina, distribuir cientistas pelo mundo e fechar escolas e aeroportos. As decisões variam conforme o continente escolhido.
Na luta contra a epidemia mundial de gripe, os jogadores contam com um orçamento limitado. O dinheiro disponível diminui na medida em que as decisões são postas em prática.
A quantidade de pessoas infectadas e mortas pela doença aparece em tempo real. A evolução desses números também depende dos movimentos feitos pelo jogador.
O game da gripe busca ser tão realista que páginas de jornais noticiando os esforços dos governos e os protestos da sociedade aparecem na tela a todo momento.

Cientista respeitado
O jogo The Great Flu foi lançado em março deste ano, um mês antes da divulgação dos primeiros casos de gripe suína no México.
"É justamente o que está acontecendo agora no mundo real", afirma o médico Albert Osterhaus, da Universidade Erasmus, de Roterdã, um dos criadores do jogo online.
Osterhaus é um dos virologistas mais respeitados do mundo. Foi ele quem desvendou os mecanismos de funcionamento do vírus da Sars (síndrome respiratória aguda grave), a doença que aterrorizou o planeta em 2003.
De acordo com o médico, o jogo ajuda as pessoas a entender o quão difícil é para as autoridades tomar decisões sobre a saúde pública em momentos de crise como o atual.
Segundo dados divulgados anteontem pela OMS, já foram registrados neste ano mais de 180 mil casos de gripe A em todo o mundo e 1.799 mortes.
No Brasil, de acordo com as últimas estatísticas do Ministério da Saúde, houve 368 mortes causadas pelo vírus H1N1 até o momento.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Luiz Saraiva Rabelo (1927-2009): Os múltiplos trabalhos de um corretor em SP
Próximo Texto: Cai desigualdade entre cidades, diz estudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.