São Paulo, terça-feira, 23 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Garoto quase perde dedo em escada rolante

Criança de quatro anos prendeu o pé em equipamento do Shopping Metrô Tatuapé e precisou passar por cirurgia

Shopping e fabricante do equipamento dizem que fazem inspeções periódicas e que escada estava apta para o uso

NATÁLIA CANCIAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Gabriel Santana, de quatro anos, ficou ferido depois de prender o pé numa escada rolante do Shopping Metrô Tatuapé, na zona leste de São Paulo. O acidente ocorreu no sábado e o garoto teve que passar por uma cirurgia para reimplantar um dedo.
O pai do menino, Edson Alves Santana, 38, conta que descia ao lado do filho em um dos degraus quando o garoto teve parte do pé direito "sugado" por um pequeno vão que fica na parte lateral.
Mesmo assim, a escada não parou. "Ficamos desesperados tentando tirar o pezinho dele de lá", diz.
O pai só conseguiu desprender Gabriel pouco antes de chegar ao final da escada rolante, que liga a praça de alimentação ao piso inferior.
O atrito com a lateral da escada fez com que o calçado do menino -uma botinha de couro fechada com velcro e com bico de borracha- rasgasse, atingindo o dedão.
Seguranças do shopping levaram Gabriel para o Hospital São Luiz. Lá, ele passou por cirurgia de reimplante do dedo e teve alta ontem.
Segundo a família, o menino perdeu a sensibilidade no dedão e corre risco de ter os movimentos limitados.
O caso é investigado no 30º DP (Tatuapé). Caso se comprovem falhas de segurança no equipamento, a fabricante também pode ser responsabilizada.
Um relatório do Contru (órgão da prefeitura responsável por fiscalizar a segurança das instalações) deve ficar pronto nesta semana.
A escada rolante foi interditada para vistoria e ficará parada até hoje.

OUTRO LADO
O Shopping Metrô Tatuapé, em nota, diz que faz inspeções periódicas nas escadas rolantes e que elas estão aptas para o uso.
Segundo o shopping, avisos no local orientam a não ficar próximo das laterais dos degraus e pedem para que menores de dez anos sejam acompanhadas -além do pai, a mãe, Margarida Santana, 36, estava com ele.
A Atlas Schindler, fabricante da escada rolante, disse que possui todos os dispositivos de segurança determinados pela legislação e que eles funcionavam normalmente no início de agosto, data da última manutenção.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.