São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade pioneira atende não só alunos

DA SUCURSAL DO RIO

O município de Itaguaí, a 73 km do Rio, foi o pioneiro no Estado na adoção do programa de abertura das escolas nos finais de semana. Lançado em 1997, o Fise (Projeto Final de Semana Escolar) beneficia 3.200 pessoas, entre alunos e a comunidade.
Já o governo do Estado do Rio, em parceria com a Unesco, lançou, em 2000, o programa Paz na Escola -visando a diminuir os índices de criminalidade nas regiões mais violentas do Rio.
O programa já funciona em 66 escolas e pretende chegar a 231 até o final do ano. O Fise funciona em oito das 45 escolas municipais de Itaguaí. Em 1998, ele recebeu o Prêmio Unesco pela iniciativa inovadora e pelos resultados.
Segundo a subsecretária da Educação de Itaguaí, Mara Lúcia Silva Soares, as cenas de crianças com dores de estômago e desmaios, comuns nas segundas-feiras, acabaram após a implantação do programa.
Tanto no Fise como no Paz na Escola, as escolas foram selecionadas conforme a carência dos bairros. A merenda não é só para alunos, mas para toda a comunidade interessada em participar da programação das escolas. O Fise dá tratamento dentário e acompanhamento médico. A cidade gasta, por mês, com a merenda adicional, cerca de R$ 13 mil.
O coordenador do Paz na Escola, Fernando Peregrino, disse que boa parte da comunidade que participa do programa está envolvida nas atividades nos finais de semana, como oficinas de teatro, capoeira, dança e esportes.



Texto Anterior: Assistência: Escolas do RJ distribuem merenda também nos finais de semana
Próximo Texto: Há 50 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.