São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Campanha incentiva o diagnóstico e o tratamento completo contra tuberculose
O Ministério da Saúde lançou ontem a campanha "Tuberculose Tem Cura" para elevar o diagnóstico e incentivar o tratamento completo, de seis meses. Ao ano, a doença mata 6.000 brasileiros e tem 85 mil novos casos.
Com custo de R$ 4,1 milhões, a ação enfoca o catarro para recomendar a visita ao médico em caso de tosse por mais de três semanas. O Brasil é um dos 22 países que reúnem 80% dos casos de tuberculose no mundo. Causada pelo bacilo de Koch, a forma mais comum é a pulmonar.
O Ministério da Saúde reconhece que os números da doença no Brasil são elevados. A taxa de abandono do tratamento é de 10%, e a não-conclusão faz com que a doença volte e encarece o combate com remédios.
Para estimular a diminuição do abandono, o ministério irá incluir os doentes no programa Bolsa-Família por até um ano. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Rio: PMs encontram só 9 invasores no despejo
Próximo Texto: Maranhão: Professores rejeitam proposta e mantêm greve
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.