São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM TRÉGUA

Trânsito ontem foi ruim

No "dia sem carro", SP tem piora no tráfego

DA REPORTAGEM LOCAL

No Dia Mundial sem Carro, a cidade de São Paulo, que pela primeira vez aderiu à campanha, teve um congestionamento maior que a média das quintas-feiras deste mês de setembro.
Às 19h de ontem, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 148 quilômetros de lentidão na cidade, quando a média das quintas-feiras do mês para o horário é de 130 quilômetros.
Segundo a assessoria de imprensa da companhia, não há uma razão especial para a piora no trânsito ontem. Cerca de 3,5 milhões de veículos circulam na capital paulistana diariamente.
O movimento sem carro surgiu na França em 1998 e, no Brasil, várias cidades participam da iniciativa. O objetivo é mostrar os problemas causados pelos veículos.
Para marcar a data, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), cumpriu ontem sua agenda andando de metrô, ônibus e a pé. Seus compromissos foram apenas em locais centrais da cidade.
Ele saiu de casa, no Alto de Pinheiros (zona oeste), às 7h45 e pegou um ônibus quase vazio num ponto próximo. Serra pagou com um cartão de bilhete único, um dos principais programas de sua antecessora, Marta Suplicy (PT).
Se usasse transporte público todo dia, o prefeito levaria 35 minutos a mais do que de carro para chegar à prefeitura, conforme constatou a reportagem fazendo o trajeto dos dois jeitos. "Toma mais tempo [usar transporte coletivo] mesmo que não tenha trânsito porque tem as paradas. Isso é inevitável", disse Serra.


Texto Anterior: Urbanismo: Reforma da Oscar Freire começa em outubro
Próximo Texto: No mundo: Portugal tem adesão de 46 municípios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.