São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TABACO

Empresa de cigarros estaria por trás de associação brasileira pró-fumo

Texto diz que Souza Cruz usa lobby

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Afubra (Associação de Fumicultores do Brasil), entidade que vem fazendo lobby com senadores brasileiros contra a aprovação de convenção da ONU para controle do tabaco, não representa esses agricultores, mas sim os interesses da indústria de cigarros, especialmente da Souza Cruz, afirma boletim do Deser (Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais) que será divulgado nos próximos dias.
O departamento, uma ONG que reúne diversas entidades do setor agrícola, como sindicatos e outras associações de trabalhadores rurais, destaca que a Afubra é a representante brasileira da ITGA (Associação Internacional de Produtores de Tabaco).
Segundo documentos secretos da indústria revelados em acordos judiciais dos EUA, a ITGA é o braço político da British American Tobacco, da qual a Souza Cruz é subsidiária no país.
Em um desses documentos, de 1988, a British American Tobacco afirma que "as empresas fabricantes regerão o financiamento básico da organização (ITGA) e assim garantiremos que se dediquem a fazer política." E ainda: "a ITGA pode ser o "parapeito" para nossas atividades de alianças com os representantes do Terceiro Mundo na OMS [Organização Mundial da Saúde] e para conseguir apoio de nações hostis às corporações multinacionais".
Ainda segundo o Deser, a Afubra não representa socialmente os trabalhadores, mas faz seguros para os fumicultores e vende kits de insumos para eles. A convenção de controle do cigarro precisa ser ratificada pelo Senado e ser entregue à ONU até novembro para que o país receba recursos para prevenção e tratamento. Hoje, está parada na Comissão de Agricultura da Casa.


Texto Anterior: Falta de chuva seca rios na Amazônia
Próximo Texto: Outro lado: Empresa nega manter ligação com entidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.