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Construtoras burlam Cidade Limpa no final de semana
Cavaletes e faixas irregulares são instaladas para anunciar lançamentos
Prefeitura diz que realiza
mutirões de fiscalização aos
sábados e domingos e que já
recolheu 7.000 peças, além
de 15 mil folhetos
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
Bairros "nobres" e "emergentes" de São Paulo estão sendo invadidos aos fins de semana por uma enxurrada de publicidade irregular de lançamentos imobiliários.
A situação é mais visível em
bairros como Perdizes, Pompéia, Barra Funda (zona oeste),
Aclimação, Vila Mariana, Moema (zona sul), Mooca, Belém e
Tatuapé (zona leste).
A Lei Cidade Limpa, em vigor
desde janeiro, proíbe todo tipo
de propaganda exterior e limita
até os tamanhos dos chamados
anúncios indicativos nas fachadas dos estabelecimentos.
A publicidade de fim de semana dos imóveis nos bairros
ignora a lei, contando que as
equipes de fiscalização das subprefeituras estejam desmobilizadas aos sábados e domingos.
As peças mais comuns de
propaganda são os banners,
pregados nos postes dos bairros aos sábados pela manhã e
retirados na noite de domingo.
Junto, surgem os distribuidores de panfletos -muitas vezes, modelos contratadas em
agências- e uma nova categoria de "profissionais": os guardas de propaganda.
Esses "guardas" geralmente
são jovens de 16 a 24 anos que,
por R$ 15 a R$ 25 por dia (depende do bairro e da empresa),
ficam paradas ao lado dos banners com orientação de recolher tudo se a fiscalização chegar. "Eu fico aqui à toa. Nunca
apareceu nenhum fiscal", disse
Maria (nome fictício), que trabalha fim de semana sim, outro
não, no Tatuapé.
A Secretaria de Subprefeituras diz que faz mutirões de fiscalização aos finais de semana,
nos quais 7.000 peças (faixas,
banners, cavaletes) e 15 mil folhetos foram recolhidos.
Aparentemente, os mutirões
de fiscalização surtem pouco
efeito. A cada fim de semana, a
poluição visual, que parecia estar quase extinta, volta às ruas
com a chegada dos lançamentos imobiliários.
Nem mesmo os empreendedores negam o problema. Élbio
Fernandez Mera, vice-presidente de comercialização e
marketing do Secovi (o sindicato da habitação), admite que
exista essa publicidade irregular, embora afirme que as empresas ligadas à entidade estejam respeitando a lei.
"Nos fins de semana, não são
empresas muito conhecidas
que desrespeitam a lei. As empresas ligadas ao Secovi cumprem a legislação", diz.
Ele defende a atuação das
empresas do setor imobiliário
no projeto Cidade Limpa. "Perto do que era, foi uma redução
total. Estamos fazendo nossa lição de casa direitinho e estamos conversando com a prefeitura e com os nossos associados
para definir o bom cumprimento da lei."
O secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, disse
que o próximo passo agora é,
identificado o anúncio irregular, ir até o estande de vendas e
verificar se tem autorização.
"Se o cara descumpre a lei de
cara para vender, será que ele
não vai descumprir as normas
também para construir? São
malandros", afirmou.
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