São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

87% dos alunos declararam ser afrodescendentes

DA REPORTAGEM LOCAL

A faculdade Zumbi dos Palmares possui 650 alunos, sendo 87% afrodescendentes. O reitor da instituição, José Vicente, afirma que a mistura é o ponto forte da instituição, que busca capacitar profissionais que busquem diminuir as desigualdades sociais.
"Não pode ter só negro, porque ele já sabe de cor e salteado [as desigualdades]. E não pode ser só de não-negros, porque seria apenas uma exposição teórica", afirma Vicente. "Boa parte do racismo no nosso país acontece porque não há esse contato", complementa.
Segundo o reitor, a faculdade é a primeira da América Latina a ter mais de 80% de alunos negros.
A faculdade reserva 50% das vagas a candidatos que se autodeclararem afrodescendentes. Caso não haja um número suficiente de inscritos para preencher essa cota, os lugares passam para o "sistema universal" -o movimento inverso também pode ocorrer.
A mensalidade é de R$ 260. Para manter o valor menor do que o de mercado, a faculdade conta com doação de empresas e com a ajuda dos professores, que recebem menos do que ganhariam em outras instituições de ensino superior.
A Zumbi dos Palmares tem autorização do Ministério da Educação para oferecer 400 vagas. Excepcionalmente, no próximo processo seletivo serão 600, porque a instituição abriu apenas 200 no primeiro ano. As inscrições para o exame estão abertas e vão até 22 de novembro. Mais informações sobre a instituição no site www.unipalmares.org.br ou pelo telefone 0/xx/11/3313-8701.


Texto Anterior: Educação: Reitor da "Zumbi" critica universidades
Próximo Texto: Outro lado: USP nega não buscar formas de inclusão social
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.