São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obra da Copa ignora a cracolândia de Itaquera

Usuários circulam no entorno do estádio

DE SÃO PAULO

O palco de abertura da Copa de 2014 está cercado pelo crack. Usuários se espalham pelo entorno das obras do estádio do Itaquerão, na zona leste de São Paulo.
Moradores da região relatam que o uso de drogas no local já existia antes mesmo do anúncio do novo estádio.
A dinâmica dessa cracolândia foi registrada pelos repórteres-fotográficos Hélio Hilarião e Rafael Firmino.
Durante seis meses, a dupla identificou e fotografou três pontos de consumo de drogas no perímetro da arena. A estimativa é que ao menos cem viciados circulem por ali -entre eles, mulheres e adolescentes.
Diferentemente da cracolândia do centro de São Paulo, onde dezenas de pessoas vagam pelas ruas, os usuários que vivem em Itaquera se escondem em prédios ou dutos abandonados.
Os dependentes que vivem nas margens do estádio reclamam da falta de auxílio médico mas também temem perder o espaço de uso da droga com o avanço das obras.
"O que eu mais ia gostar que fizessem nesse campo aí é uma clínica enorme", diz A., morador de rua de 14 anos e torcedor do Corinthians.
Para o ex-bombeiro P., 41, "esse estádio vai ser uma boa". "Só que tem que pensar em mais coisas, não podem pensar só no dinheiro, mostrar o bonito e colocar a sujeira debaixo do tapete."
Procurada, a Subprefeitura de Itaquera informou que monitoramentos desse tipo são responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
A secretaria diz que equipes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Itaquera já realizam abordagens para estabelecer vínculo com os usuários de drogas e convencê-los a ir até a unidade para se tratar.
Está agendada para amanhã uma visita dos agentes a ruas próximas às obras.

SEDE
A Fifa anunciou na quinta-feira o Itaquerão como local de abertura da Copa de 2014.
O anúncio foi celebrado em Itaquera pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab, além do presidente do Corinthians, Andres Sanchez, e do ex-jogador Ronaldo.
Sanches aproveitou a solenidade para afirmar que o estádio estará pronto em setembro de 2013. O jogo inaugural da Copa no Brasil acontece em 12 de junho de 2014. (DIÓGENES MUNIZ E MÁRCIO NEVES)

FOLHA.com
Veja imagens em
folha.com/no994866


Texto Anterior: Sonia de Camargo Vollet Sachs (1942-2011): A professora e seus 5.000 livros
Próximo Texto: Assediada no metrô ataca o 'Zorra Total'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.