São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ar-condicionado de shopping é reprovado

Prefeitura de SP encontrou até ratos mortos em dutos de ar de alguns estabelecimentos

CHICO FELITTI

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é só shopping construído sobre lixão, como o Center Norte, que tem problemas com o ar: 25 dos maiores centros comerciais da cidade de São Paulo não limparam seu sistema de ar-condicionado nos últimos anos.
O levantamento foi feito em inspeções-surpresa realizadas desde 2007 pela Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), ligada à Secretaria Municipal da Saúde.
Todos os shoppings visitados foram reprovados na primeira visita, diz a Covisa.
Vídeos gravados por um robô-câmera mostram que há camada de poeira de mais de um centímetro e ratos mumificados dentro de dutos de ar de alguns centros comerciais.
A Covisa e o Ministério Público do Trabalho não divulgam os nomes das empresas, mas a reportagem teve acesso a termos de audiências realizadas em abril de 2010 com alguns shoppings investigados.
A perícia apontou, por exemplo, que o Shopping D, na zona norte, não cumpria a renovação exigida por lei (27 m3 de ar fresco por hora para cada pessoa no ambiente). Ou seja: o mesmo ar era resfriado e voltava aos corredores.
Já o Anália Franco, na zona leste, nunca tinha limpado seus dutos, em 11 anos de funcionamento. Na audiência, um representante do shopping disse que "não há densidade de poeira que demande a limpeza dos dutos".
No West Plaza, na zona oeste, os inspetores descobriram, em 2010, que a última limpeza no sistema de ar fora feita em 2005 -14 anos após a abertura do local, tempo em que se acumularam 33 kg de impurezas nos canos.
Todos os shoppings assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), comprometendo-se a remediar as falhas.

ALERGIAS
Relatório da Organização Mundial da Saúde aponta que 45% dos processos alérgicos são causados por falta de manutenção de ar-condicionado. "Sujeira no ar piora doenças como rinite, sinusite e asma.
Além disso, ar malregulado ajuda a disseminar bactérias e fungos que causam doenças", diz o infectologista José Hermaniani.
Em nota, o Shopping D disse que "esclareceu e atendeu às solicitações técnicas requisitadas". O Anália Franco afirmou que, "frente à solicitação da Covisa", limpou os dutos do ar-condicionado e que o procedimento de inspeção "está incorporado à rotina de manutenção".
O West Plaza disse, em nota, que "observa sempre a legislação vigente" e que o sistema de ar segue normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O órgão, porém, não define que a limpeza é obrigatória nem a periodicidade com que deve ser feita.


Texto Anterior: Mural: Blogueiro da Folha.com recebe prêmio
Próximo Texto: Situação é 'assustadora', diz fiscalização
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.