São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

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Ecovias afirma que fez investimentos e minimiza importância das estatísticas

DA REPORTAGEM LOCAL

A concessionária Ecovias, responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, diz que fez uma série de investimentos e que os dados que apontam as rodovias entre as líderes de mortalidade são relativos e não indicam que perigo.
"Não dá para comparar. O perfil, a quantidade de veículos e a geometria delas são particulares. Todas as rodovias têm seus perigos, e a maioria dos acidentes é provocada por imprudência do motorista", afirma Sidnei Torres, gerente de atendimento da Ecovias.
Segundo ele, um dos problemas da Anchieta é seu traçado com mais de 40 curvas, além do fluxo excessivo de caminhões.
"As rodovias litorâneas têm um fluxo diferenciado. Na Anchieta-Imigrantes, há muitas motocicletas. Na parte de engenharia e sinalização, a maioria das intervenções já foi feita", diz Sebastião Ricardo, diretor de operações da Artesp.
Os dois relativizam os dados de mortes nas rodovias por km. Para eles, as que concentram maior tráfego tendem a apresentar mais acidentes.
Nos últimos meses, a Ecovias instalou nove lombadas eletrônicas na Anchieta para tentar conter os tombamentos de caminhões -mas apenas seis estão multando por enquanto.
Torres diz que os buracos e galhos na pista na última semana foram devido às chuvas, mas que os problemas são solucionados com rapidez. Ricardo diz que a Anchieta será "recapeada de cabo a rabo em 2008".
Delson José Amador, superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo), reconhece os problemas em rotas do litoral, mas diz prever investimentos.
"São traçados antigos, há restrições ambientais, pesada influência urbana", afirma. "Programamos melhoria, mas é uma ação de longo prazo. As estradas têm um tempo de vida útil. A partir de um nível, não adianta manter, é preciso restaurá-la. Mas vamos intensificar trabalhos de tapa-buraco."


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