São Paulo, quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HÉRCULES BARSOTTI (1914-2010)

O artista das formas geométricas abstratas

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Morreu na madrugada de ontem, de embolia pulmonar seguida de parada cardíaca, o artista plástico Hércules Barsotti. Um dos maiores nomes do concretismo brasileiro, ele tinha 96 anos e morreu em sua casa, em São Paulo.
Barsotti foi velado ontem no cemitério do Araçá, na rua da Consolação, e enterrado logo em seguida no cemitério São Paulo, em Pinheiros.
Ele ficou conhecido por suas abstrações geométricas em formatos inusuais, como losangos, triângulos e hexágonos. Suas telas fogem à regra, dando a ilusão de relevos que saltam para fora da superfície plana do quadro.
Nascido em 1914, na capital paulista, o artista começou a pintar nos anos 1940 e fez seus primeiros experimentos no estilo concretista na década seguinte.
Em 1954, abriu um escritório de design com o artista visual Willys de Castro, outro nome fundamental do movimento concretista no país.
Castro mais tarde destacou, numa crítica, o "fluxo conciso de informações de natureza visual" que enxergava na obra de Barsotti.
De fato, o artista, que primeiro explorou formas geométricas em preto e branco, tomou depois a cor que dominou sua obra como "ato de espacialização", nas palavras do crítico Ronaldo Brito.
Por essa característica de sua obra e pela proximidade com o artista suíço Max Bill, Barsotti foi convidado a participar de uma mostra organizada por ele em Zurique, no Konkrete Kunst, em 1960.
Na mesma década, Barsotti integrou o grupo neoconcreto do Rio, a convite do poeta Ferreira Gullar. Não se casou, nem deixou filhos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Foco: Falta de energia prejudica comerciantes do centro de SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.