São Paulo, quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Litoral norte teme surto de dengue no verão

Cidades tiveram mais casos em relação a 2009

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Nas quatro cidades do litoral norte, a preocupação das prefeituras neste verão é evitar o surto da dengue, depois de significativo aumento nos casos registrados em 2010.
Em Caraguatatuba, cerca de 3.600 pessoas tiveram a doença desde o início do ano, segundo a prefeitura -em 2009 foram 27 casos. Três pessoas morreram neste ano.
O surto também foi alto em São Sebastião, onde os casos atingiram quase 1.700 pessoas -em 2009, foram 110. Outras 270 aguardam resultado de exames. Ilhabela registrou 1.450 casos até agora. No ano passado, foram 71.
Embora o quadro de epidemia tenha terminado no primeiro semestre, o receio é de que o surto volte por causa do aumento da chuva.
Em Ubatuba, onde cerca de 280 pessoas tiveram dengue em 2010 -nenhum caso foi registrado em 2009-, há também preocupação com a volta de uma virose que se propagou no último verão.
Em janeiro, os serviços de saúde chegaram a atender em média 50 pessoas ao dia.
A causa mais provável de transmissão é respiratória. Por isso, a orientação é manter ambientes ventilados.
Segundo Neilton Nogueira, superintendente de proteção à saúde de Ubatuba, também é importante higienizar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel (70%), e tomar cuidados como evitar comer em locais que aparentam sujeira.
Caraguá também registrou casos de diarreia: 50 em dezembro e 199 em novembro.


Texto Anterior: Foco: Falta de energia prejudica comerciantes do centro de SP
Próximo Texto: Diversidade: Militantes discutem criação de frente contra a homofobia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.