São Paulo, quarta, 23 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ganhar peso leva tempo

da Reportagem Local

Para os mais preocupados com a balança, é importante saber que ganhar peso não é um processo rápido. "Ninguém dorme e acorda gordo. É um processo", afirma a nutricionista Patrícia Bertolucci.
O perigo das festas de fim-de-ano ocorre quando a pessoa passa a ter um descontrole alimentar, por um período mais longo.
"Até mesmo quem come mais durante uma semana toda não está fadado a engordar", afirma Midori Ishii, professora de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Segundo Midori, a pessoa vai ganhar peso se passar a comer todos os dias calorias a mais. "Assim, o corpo vai se acostumando com esse aumento de calorias e passa a guardar gorduras", diz.
De acordo com Midori, "ninguém consegue também cometer excessos durante uma semana inteira". "O corpo não aguenta, vai dar dor de cabeça, problema no fígado. O corpo sempre reclama quando há exageros", afirma.
O ideal, afirma Midori, é comer seguindo o seu padrão alimentar. "Sair da rotina uma vez ou outra não cria problemas. O pior é modificar a alimentação." (CC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.