São Paulo, quarta, 23 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERIADO
Esquema, que vende cupons avulsos de pedágio, é acionado quando fila atinge 60 m
Papa-fila começa hoje em estradas de SP


da Reportagem Local

As concessionárias que gerenciam as principais estradas estaduais e federais que saem de São Paulo vão começar a acionar o papa-fila a partir de hoje para combater os congestionamentos nos pedágios.
O esquema é acionado quando a fila atinge 60 metros -uma média de dez carros por cabine. Para agilizar a passagem, funcionários passam a vender cupons avulsos para os carros parados.
O papa-fila será adotado pela NovaDutra (Presidente Dutra), Autoban (Anhanguera/Bandeirantes), Ecovias (Anchieta/Imigrantes) e Viaoeste (Castelo Branco e Raposo Tavares).
A previsão é que mais de 4 milhões de veículos passem pelas rodovias estaduais e federais durante o Natal e Ano Novo. O volume equivale a 83% da frota de São Paulo (4,8 milhões de veículos).
O maior movimento é esperado no sistema Anchieta-Imigrantes, por onde passará cerca de 1 milhão de veículos nas festas de fim de ano. A operação descida especial foi implantada ontem. Como o volume de veículos não é tão elevado no Natal, a Ecovias informou que vai manter o esquema 4x3 até a sexta-feira.
Os congestionamentos são esperados para o réveillon. O pior dia será a véspera do Ano Novo, quando 160 mil devem descer para o litoral. No maior movimento de 98, 150 mil veículos usaram o sistema durante o Carnaval.
A Autoban informou que o movimento ficará mais intenso amanhã na Anhanguera e Bandeirantes a partir das 15h. Segundo a empresa, 20 pessoas vão trabalhar no papa-fila.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.