São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adeptos do lenço palestino ignoram conflito

NINA LEMOS
COLUNISTA DA FOLHA

Pelos corredores da São Paulo Fashion Week, é comum encontrar várias pessoas usando o lenço palestino, símbolo de "simpatia" pela causa da Palestina que foi absorvido pelo mundo da moda há dois anos. No evento, porém, portar tal adereço não significa defender a Palestina no conflito com Israel. Os fashionistas, com frequência, mal sabem o que se passa na faixa de Gaza.
"Me apaixonei pelo lenço depois que vi uma foto da Anna Wintour [a editora da "Vogue" americana] usando um", afirma a fotógrafa Luíza Gomes, 24, que desfilava pelos corredores da Bienal usando um ornamentado com caveiras, comprado pela internet.
""Eu não tenho uma posição em relação a esse conflito, mas acho exagerada a ofensiva de Israel", completa.

Desinformados
Os estudantes de moda Mauro Caluva, 18, e Matheus Campos, 19, também ignoram o conflito. Parados ontem na entrada da Bienal, os dois usavam óculos escuros e lenços iguais. ""Acho estilo, tendência", diz Mauro, que afirma ""não saber o motivo da guerra".
A mesma opinião é compartilhada pelo vendedor Régis Campos, 18. ""O que eu sei sobre esse lenço é que ele começou a aparecer em tudo o que é lugar, na MTV, nas baladas alternativas e nos clubes GLS." Sobre o conflito na faixa de Gaza, ele assumiu não saber de nada. ""Não faço a mínima [ideia]."
Sua amiga Aline Alvez, 18, que usava um lenço vermelho, também foi sincera. ""Não entendo nada sobre o conflito." E Régis tem uma teoria sobre a falta de informação dele e da amiga. ""Sabe como é adolescente, não é? A gente só quer saber de ficar no MSN e no Orkut", revela.


Texto Anterior: Corte de cabelo radical ajuda a promover carreira de modelos
Próximo Texto: Maria Garcia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.