São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Antigo bonde elétrico vira biblioteca pública em Curitiba

JEAN-PHILIP STRUCK
DE CURITIBA

Um antigo bonde elétrico parado no centro de Curitiba foi restaurado e transformado em biblioteca pela prefeitura da cidade.
Desde novembro, cerca de 50 livros são emprestados por dia no local, situado em um dos principais pontos turísticos da cidade, o calçadão da rua XV.
No bonde, antigos bancos de madeira e a cabine do condutor dividem o espaço com estantes onde estão disponíveis clássicos da literatura e obras recentes de escritores brasileiros e estrangeiros.
Títulos de autores paranaenses, como Paulo Leminski, Valêncio Xavier e Dalton Trevisan também fazem parte do acervo. Ao todo, estão disponíveis cerca de 2.500 volumes.
O serviço é gratuito. Os interessados precisam apresentar um documento de identificação e informar o endereço. Até o início da semana passada, mais de 800 pessoas haviam se cadastrado.
É a terceira vez que a prefeitura remodela o bonde, parado no calçadão desde 1973. Antes, o veículo já funcionou como ponto de informações turísticas e espaço de recreação para crianças.
A iniciativa é parte do programa Curitiba Lê, da FCC (Fundação Cultural de Curitiba), que pretende incentivar o hábito da leitura entre os habitantes da cidade.
Além do bondinho, também fazem parte do programa a Estação da Leitura do Pinheirinho, localizada num dos maiores terminais de ônibus de Curitiba, e as 13 Casas da Leitura situadas em diversos bairros da cidade.
No ano passado, a prefeitura também lançou o Biblioparque, um serviço itinerante de empréstimo de livros e periódicos nos maiores parques da cidade.

MOACYR SCLIAR
Excepcionalmente hoje a coluna não é publicada


Texto Anterior: Entrevista: Fiscal diz ter sido afastado por discordar
Próximo Texto: A cidade é sua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.