São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem a tarde mais quente desde o início do verão

Marcelo Ximenez/Folha Imagem
Mulher toma sol no deck do Sesc Pompéia ontem à tarde; temperatura chegou a 34,8º C ontem, a maior desde o início do verão

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Sorveterias cheias e vendedores de água e refrigerante com trabalho de sobra. O dia de ontem na capital foi de sol forte e o paulistano tentou se refrescar como pôde: sorvetes, ar-condicionado no carro, vestidinhos leves e curtos e até leques. A cidade viveu ontem sua tarde mais quente deste verão.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, que faz medições por região, registrou 34,8C na estação meteorológica do Butantã, zona oeste da capital.
Foi a temperatura mais alta desde o início do verão, em dezembro -a segunda mais alta havia sido registrada anteontem pelo CGE, com 32,5C, no mirante de Santana.
O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) registrou média de 32C em toda a cidade.
A umidade relativa do ar também se manteve baixa: 18% na maior parte da cidade, por causa da ausência de chuvas. De acordo com a OMS, quando a umidade está entre 12% e 20% devem ser evitados exercícios físicos ao ar livre, os ambientes devem ser umidificados e, se necessário, recomenda-se usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Segundo o CPTEC, o calor se deve a uma massa de ar seco que está sobre a capital desde o Carnaval e a temperatura se manterá alta pelo menos até amanhã. A previsão para hoje é de mínima de 23C e máxima de 31C. Apenas na segunda-feira o calor deve diminuir um pouco e, durante a tarde, ocorrerão pancadas de chuva.

Cuidados
Nesses dias de sol forte são necessários cuidados para evitar a desidratação e a insolação. Médico do Hospital Albert Einstein e diretor do Samu, Milton Glezer lembra que deve-se usar roupas frescas, ter uma alimentação leve e consumir muito líquido.
"O melhor são os isotônicos, que repõem os sais minerais perdidos no suor", diz. "E, quem for comprar água na rua, deve preferir as de copinho, que são lacradas, ou as com gás. Assim não há perigo de alguém ter enchido a garrafinha com água da torneira."
Glezer lembra que é preciso evitar o consumo de alimentos na rua, já que eles estragam facilmente com o calor. "Em dias muito quentes, também não é recomendável fazer exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h", afirma. "E, se for sair ao sol, não pode esquecer de usar um chapéu com abas largas e filtro solar com fator de proteção mínimo de 30."


Texto Anterior: Termina à meia-noite de hoje o horário de verão
Próximo Texto: 4 morrem em deslizamento em Teresina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.