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Outro lado
Gestão Kassab promete medidas para melhorar fluidez nas faixas exclusivas
DA REPORTAGEM LOCAL
A gestão Gilberto Kassab
(DEM) prometeu fazer uma série de intervenções para aumentar a velocidade e as condições do transporte coletivo na
cidade de São Paulo.
Na última semana, foram
anunciadas 19 pequenas e médias obras com vistas principalmente a melhorar a fluidez dos
ônibus nos corredores. Mas
elas ainda são consideradas tímidas por diversos especialistas para que tenham efeitos
significativos.
A primeira das medidas será
implantada a partir de hoje, na
rua Clélia, na zona oeste.
A via receberá uma faixa exclusiva de ônibus à esquerda,
entre a praça Cornélia e a avenida Pompéia, das 6h às 11h e
das 17h às 20h.
O objetivo da medida é facilitar a entrada na avenida Francisco Matarazzo, pelo corredor
Pirituba/Lapa/ São João.
Por conta da mudança, oito
linhas terão seus itinerários
modificados -porque seus coletivos só têm portas à direita-
e serão desviadas para as ruas
Coriolano e Venâncio Aires.
Sem definição
Das 19 intervenções prometidas em corredores de ônibus
pela gestão Kassab, dez têm
término previsto apenas para
junho (como a adequação na
geometria e nos semáforos no
cruzamento da rua da Consolação com a avenida Ipiranga) e
quatro estão ainda em fase de
projeto, sem nenhum prazo.
Essas medidas envolvem intervenções como ajustes nos
semáforos, facilitação do acesso aos terminais (como ao Varginha, na zona sul, e ao Bandeira, no centro) e remanejamento de pontos de parada em alguns "gargalos" existentes.
O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, declarou na semana passada, de
maneira genérica, sem dar detalhes, que a meta é diminuir
em "até" 25 minutos "a maioria
das viagens por corredores" de
ônibus.
A gestão Kassab também
prometeu a reforma do pavimento de sete dos nove corredores de ônibus, além da conclusão da instalação de GPS
(sistema de posicionamento
global, na sigla em inglês) em
toda a frota, de forma a identificar por satélite todos os veículos do transporte coletivo -agilizando a tomada de decisões, a
retirada de interferência e a velocidade dos coletivos.
O SP-Urbanuss (sindicato
das empresas de ônibus) informou que aprova as medidas
anunciadas pela prefeitura e
"toda e qualquer iniciativa que
tenha por objetivo" dar prioridade ao transporte coletivo em
detrimento do individual.
A Folha solicita desde a última segunda-feira entrevista
com algum representante da
Secretaria dos Transportes para falar sobre a queda da velocidade em sete dos nove corredores de ônibus municipais.
A assessoria de imprensa da
pasta informou que as respostas para reverter a lentidão
nessas pistas foram dadas com
as medidas divulgadas em entrevista coletiva na última
quarta-feira.
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