São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

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Outro lado

Gestão Kassab promete medidas para melhorar fluidez nas faixas exclusivas

DA REPORTAGEM LOCAL

A gestão Gilberto Kassab (DEM) prometeu fazer uma série de intervenções para aumentar a velocidade e as condições do transporte coletivo na cidade de São Paulo.
Na última semana, foram anunciadas 19 pequenas e médias obras com vistas principalmente a melhorar a fluidez dos ônibus nos corredores. Mas elas ainda são consideradas tímidas por diversos especialistas para que tenham efeitos significativos.
A primeira das medidas será implantada a partir de hoje, na rua Clélia, na zona oeste.
A via receberá uma faixa exclusiva de ônibus à esquerda, entre a praça Cornélia e a avenida Pompéia, das 6h às 11h e das 17h às 20h.
O objetivo da medida é facilitar a entrada na avenida Francisco Matarazzo, pelo corredor Pirituba/Lapa/ São João.
Por conta da mudança, oito linhas terão seus itinerários modificados -porque seus coletivos só têm portas à direita- e serão desviadas para as ruas Coriolano e Venâncio Aires.

Sem definição
Das 19 intervenções prometidas em corredores de ônibus pela gestão Kassab, dez têm término previsto apenas para junho (como a adequação na geometria e nos semáforos no cruzamento da rua da Consolação com a avenida Ipiranga) e quatro estão ainda em fase de projeto, sem nenhum prazo.
Essas medidas envolvem intervenções como ajustes nos semáforos, facilitação do acesso aos terminais (como ao Varginha, na zona sul, e ao Bandeira, no centro) e remanejamento de pontos de parada em alguns "gargalos" existentes.
O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, declarou na semana passada, de maneira genérica, sem dar detalhes, que a meta é diminuir em "até" 25 minutos "a maioria das viagens por corredores" de ônibus.
A gestão Kassab também prometeu a reforma do pavimento de sete dos nove corredores de ônibus, além da conclusão da instalação de GPS (sistema de posicionamento global, na sigla em inglês) em toda a frota, de forma a identificar por satélite todos os veículos do transporte coletivo -agilizando a tomada de decisões, a retirada de interferência e a velocidade dos coletivos.
O SP-Urbanuss (sindicato das empresas de ônibus) informou que aprova as medidas anunciadas pela prefeitura e "toda e qualquer iniciativa que tenha por objetivo" dar prioridade ao transporte coletivo em detrimento do individual.
A Folha solicita desde a última segunda-feira entrevista com algum representante da Secretaria dos Transportes para falar sobre a queda da velocidade em sete dos nove corredores de ônibus municipais.
A assessoria de imprensa da pasta informou que as respostas para reverter a lentidão nessas pistas foram dadas com as medidas divulgadas em entrevista coletiva na última quarta-feira.


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