São Paulo, terça-feira, 24 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

SÃO PAULO

Conselheiro do TCM defende elogio à filha no "Diário Oficial"

DA REPORTAGEM LOCAL

Mauricio Faria, conselheiro do TCM (Tribunal de Contas do Município), disse que passar em primeiro lugar no vestibular para a faculdade de direito do largo São Francisco, da USP (Universidade de São Paulo), é um fato de repercussão pública.
A afirmação vem em defesa da publicação no "Diário Oficial" da Cidade, na sexta-feira, de uma homenagem a Gabriela Lopes Pinto, filha de Faria, aprovada em primeiro lugar neste ano, como a Folha e o "Agora" revelaram no sábado.
Segundo ele, não se trata de "jornal de bairro", mas de meritocracia, já que a imprensa, todos os anos, faz reportagens com os primeiros colocados no vestibular da Fuvest.
Além disso, diz Faria, o TCM se interessa pela faculdade. "Como é um tribunal de contas, em que o elemento jurídico é questão chave do nosso trabalho, dos nossos acórdãos, dos nossos julgamentos, há uma especial atenção para essa questão do largo São Francisco. Seria diferente se fosse o primeiro lugar numa faculdade de agronomia", afirmou.
A Folha, porém, fez uma pesquisa no "Diário Oficial" da Cidade e não encontrou, desde 2003, nenhuma referência, em anos anteriores, aos primeiros colocados no vestibular da faculdade.
Faria tem explicação para isso também: "É que havia essa circunstância de ser a filha de um conselheiro, mas a matéria, o assunto em si, não era pelo fato de ser a filha. É porque foi o primeiro lugar do largo São Francisco que, circunstancialmente, faticamente, correspondia à filha de um conselheiro".

Constrangimento
Ele também se disse preocupado com o constrangimento que a reportagem poderia ter causado a sua filha. "É que eu dei azar de sair isso nesse momento lá do Sarney [José Sarney, ex-presidente da República e presidente do Senado], daquelas coisas do Senado. Eu falei: "Caramba, será que ela vai ser esculhambada lá na faculdade?; pô, seu pai é uma espécie de um Sarney"."
O TCM foi procurado, por meio de sua assessoria de imprensa, mas não quis se manifestar e preferiu que apenas Mauricio Faria comentasse o caso.


Texto Anterior: Minas Gerais: Triatleta desaparece durante competição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.