São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

No Rio, Antiquarius é tombado e Amarelinho, interditado

Divulgação
Interior do Antiquarius, restaurante na zona sul carioca que teve tombamento provisório decretado

CRISTINA GRILLO
FELIPE CARUSO
DO RIO

Um dos restaurantes mais caros do Rio, o Antiquarius, no Leblon (zona sul), é desde ontem um bem tombado pela "excelência na gastronomia" e por ser ponto de encontro de políticos, artistas e intelectuais, diz o decreto do prefeito Eduardo Paes (PMDB).
De acordo com o subsecretário de Patrimônio do Rio, Washington Fajardo, o tombamento preserva o bem imaterial -o fato de, por meio de uma manifestação cultural, como a gastronomia, ter virado referência.
Na prática, significa que a casa que o abriga terá que ser preservada, ainda que o restaurante deixe de funcionar.
O tombamento é provisório. Os donos do imóvel, que alugam o local para o restaurante, podem recorrer. Na semana passada, eles pediram à Secretaria Municipal de Urbanismo licença para demolir o imóvel, uma casa entre prédios na quadra da praia.
O restaurante, que funciona no local há mais de 20 anos, tem contrato de aluguel do imóvel até 2015, com opção de renovação até 2020.
A poucos metros do apartamento do governador Sergio Cabral (PMDB), o Antiquarius é frequentado por Roberto Carlos e Pelé.

AMARELINHO FECHADO
Já o tradicional bar Amarelinho, na Cinelândia (centro), fechou ontem pela primeira vez em seus 90 anos.
Vistoria da Delegacia do Consumidor apreendeu 100 kg de alimentos com o prazo de validade vencido, sem etiqueta da Vigilância Sanitária e armazenados em local impróprio. Segundo a polícia, os agentes acharam baratas mortas no chão da cozinha.
O gerente José Lorenzo Lemos, 74, foi detido e autuado sob suspeita de crime contra as relações de consumo. Pagou fiança de R$ 6.000 e foi liberado. Ao sair, Lemos não concedeu entrevistas.
O Amarelinho ficará fechado para limpeza, higienização e obras. Na semana passada, o bar quase fechou pela primeira vez devido à visita do presidente americano, Barack Obama, que discursaria na Cinelândia. Como o evento passou para o Teatro Municipal, o bar ficou aberto.


Texto Anterior: Administração: Kassab aprova quatro projetos na Câmara
Próximo Texto: Professor só dá aulas para "aluno par"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.