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12 mil docentes não fizeram até a 8ª série
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Apenas 27% dos 809 mil professores da 1ª à 4ª série do ensino
fundamental completaram o ensino superior, e cerca de 12 mil
nem sequer concluíram o ensino
fundamental. Entre os docentes
da 5ª à 8ª série, 74% possuem diploma superior, que passará a ser
obrigatório a partir de janeiro de
2007, segundo a Lei de Diretrizes e
Bases (LDB).
Entre os cerca de 450 mil professores do ensino médio, 89% têm
diploma de nível superior. O restante já deveria ter licenciatura,
pela legislação em vigor, mas há
244 professores nesse nível que só
completaram o ensino fundamental. Outros 49, nem isso.
Apesar disso, a qualificação dos
professores melhorou em comparação ao censo de 1998. De acordo
com o Ministério da Educação
(MEC), houve uma diminuição
de mais de 50% na quantidade de
professores sem ensino médio
completo nas primeiras séries do
fundamental.
Enquanto o número de docentes de pré-escola aumentou 13%
entre 1998 e 2001, o crescimento
de professores com curso superior aumentou 40%. Nas creches,
82% dos docentes completaram o
curso médio ou superior.
Segundo o MEC, a melhoria é
reflexo dos programas do órgão
que promovem formação de professores. "Também é uma resposta de Estados e municípios à LDB
e ao Plano Nacional de Educação", disse Maria Helena de Castro, secretária-executiva do MEC.
O despreparo do professor pode
influenciar o grau de repetência
do aluno e tem efeito no abandono escolar -quando o aluno pára
de frequentar a escola, mas volta.
Em 2001, 3,4 milhões de alunos
foram afastados do ensino fundamental por abandono. No ensino
médio, o número é de 1,1 milhão.
No total, há cerca de 2,3 milhões
de professores exercendo atividade no ensino básico no país, distribuídos em 218 estabelecimentos, com mais de 54 milhões de estudantes. No ensino supletivo,
36% dos professores não fizeram
o ensino superior. Na educação
técnica, 90% têm curso superior.
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