São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2002

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12 mil docentes não fizeram até a 8ª série

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apenas 27% dos 809 mil professores da 1ª à 4ª série do ensino fundamental completaram o ensino superior, e cerca de 12 mil nem sequer concluíram o ensino fundamental. Entre os docentes da 5ª à 8ª série, 74% possuem diploma superior, que passará a ser obrigatório a partir de janeiro de 2007, segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Entre os cerca de 450 mil professores do ensino médio, 89% têm diploma de nível superior. O restante já deveria ter licenciatura, pela legislação em vigor, mas há 244 professores nesse nível que só completaram o ensino fundamental. Outros 49, nem isso.
Apesar disso, a qualificação dos professores melhorou em comparação ao censo de 1998. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), houve uma diminuição de mais de 50% na quantidade de professores sem ensino médio completo nas primeiras séries do fundamental.
Enquanto o número de docentes de pré-escola aumentou 13% entre 1998 e 2001, o crescimento de professores com curso superior aumentou 40%. Nas creches, 82% dos docentes completaram o curso médio ou superior.
Segundo o MEC, a melhoria é reflexo dos programas do órgão que promovem formação de professores. "Também é uma resposta de Estados e municípios à LDB e ao Plano Nacional de Educação", disse Maria Helena de Castro, secretária-executiva do MEC.
O despreparo do professor pode influenciar o grau de repetência do aluno e tem efeito no abandono escolar -quando o aluno pára de frequentar a escola, mas volta. Em 2001, 3,4 milhões de alunos foram afastados do ensino fundamental por abandono. No ensino médio, o número é de 1,1 milhão.
No total, há cerca de 2,3 milhões de professores exercendo atividade no ensino básico no país, distribuídos em 218 estabelecimentos, com mais de 54 milhões de estudantes. No ensino supletivo, 36% dos professores não fizeram o ensino superior. Na educação técnica, 90% têm curso superior.



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