São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

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Kassab investe em creche que não tem professor formado

Segundo auditoria do Tribunal de Contas, as creches terceirizadas "têm baixo desempenho em termos de ensino"

Relatório aponta que há 1 docente com nível superior para 59,5 alunos, contra 1 para 4,8 nas unidades geridas pela prefeitura


FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Auditoria feita pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) aponta que as creches conveniadas da Prefeitura de São Paulo "têm baixo desempenho em termos de ensino".
O problema, segundo o TCM, é decorrente do baixíssimo número de professores com formação universitária: há em média 1 para 59,5 alunos nas creches conveniadas, contra 1 para 4,8 crianças nas unidades administradas pela prefeitura.
Terceirizar o atendimento a crianças de zero a três anos tem sido uma das principais alternativas da gestão Gilberto Kassab (DEM) para enfrentar o déficit de 110 mil vagas (número superior às 101 mil crianças hoje atendidas) -opção também das administrações anteriores, como a de Marta Suplicy (PT).
Segundo o TCM, com o baixo número de professores formados, as creches atuam "principalmente como entidades assistenciais facilitadoras das condições de vida das mães".
Na opinião do TCM e de educadores, as creches devem ser o início do processo de aprendizagem, e não apenas um lugar para brincar e dormir. Muitas escolas particulares, por exemplo, oferecem aulas de inglês para alunos de três anos.
A própria legislação municipal reconhece a necessidade de os educadores terem nível superior -e estipula que até 2011 todos tenham tal formação.
Os dados sobre as creches foram levantados pelo tribunal para o julgamento das contas de Kassab em 2007. O texto foi aprovado no último dia 1º.
"O educador formado tem um repertório maior de atividades, sabe como despertar a oralidade das crianças", afirma a professora da Faculdade de Educação da USP Maria Letícia Nascimento.
"O governo prefere a rede conveniada porque custa menos", afirma Salomão Ximenes, membro do Movimento Creche para Todos e um dos coordenadores da ONG Ação Educativa. "O conveniamento é uma boa alternativa para expansão, considerando a demanda. Mas não pode haver tanta diferença no sistema."
O relator do texto do TCM, Maurício Faria, recomendou que a gestão "estabeleça plano com metas/indicadores/resultados visando desenvolver a escolaridade dos professores das creches conveniadas".
"A maioria das entidades é bem-intencionada, mas tem caráter assistencial. Sem querer culpar uma administração municipal específica, é preciso criar um plano para que a rede tenha homogeneidade", disse Faria à Folha.
O sistema terceirizado possui mais alunos do que as creches diretas da administração (45 mil e 35 mil, respectivamente, à época do relatório).
As unidades conveniadas recebem de R$ 160 a R$ 302 mensais por aluno. Os valores são considerados baixos pelas entidades, que apontam a dificuldade para pagar e formar educadores. Na rede particular, a média de mensalidade é de R$ 496, segundo o Dieese.
"O contato da criança com o educador preparado deixa o aluno mais aberto à aprendizagem", diz Ana Paula Yazbek, diretora do Espaço da Vila (zona oeste), onde todos os docentes têm nível superior e a mensalidade é de R$ 1.865 (integral).


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