São Paulo, sexta-feira, 24 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido cria serviço on-line de diagnóstico

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Reino Unido lançou ontem um serviço de diagnóstico on-line para pacientes com suspeita da gripe suína. Por telefone ou pela internet, os britânicos são orientados sobre os sintomas da doença e, em caso de confirmação, recebem um protocolo para que um portador que não esteja contaminado vá ao serviço público de saúde retirar os antivirais.
A procura pelo serviço no primeiro dia foi tanta que, incapazes de receber mais de 1.200 acessos por segundo, os servidores ficaram fora do ar. A média foi de 2.600 internautas por segundo. O site ficou indisponível até as 21h de ontem (madrugada em Londres). Nos últimos sete dias, 55 mil casos foram confirmados naquele país -a maioria em pacientes com menos de 14 anos, o que, dizem as autoridades sanitárias, aumentou a pressão sobre o sistema de saúde. Hoje, são mais de 100 mil os doentes.
Desde o início da epidemia, o Reino Unido já teve 30 mortos. Segundo o Ministério da Saúde local, os 1.500 telefonistas (outros 500 estão a postos e serão convocados de acordo com a demanda) não receberam treinamento médico.
Eles usam um programa de computador para diagnosticar a doença de acordo com o conjunto de sintomas apresentados pelo paciente. Pela internet, as respostas ao questionário on-line determinarão a confirmação do quadro de infecção pela nova gripe.
Para o infectologista Caio Rosenthal, do hospital Emílio Ribas, esse modelo de diagnóstico não serve para o Brasil. "Temos outra cultura bem diferente, que é a da automedicação. Como o brasileiro gosta de tomar remédio, pode exagerar nas respostas para consegui-lo. E o grande perigo de tomar o medicamento indiscriminadamente é causar resistência do vírus. Os casos têm de ser bem selecionados", disse Rosenthal.


NA INTERNET

www.pandemicflu.direct.gov.uk">www.pandemicflu.direct.gov.uk




Texto Anterior: Arcebispo de SP muda rito de oração para conter vírus
Próximo Texto: Barbara Gancia: Pode descansar em paz, Cronkite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.