UOL


São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câncer gástrico é o quarto mais letal

DA REPORTAGEM LOCAL

O câncer de estômago é o quarto tipo que mais mata no Brasil. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que ocorra por ano em média 11 mil mortes e 20,4 mil novos casos da doença.
Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos. O pico de incidência se dá por volta dos 70 anos de idade, de acordo com dados do Inca.
Segundo a médica Dulciene Queiroz, uma das razões desse tipo de câncer ser uma doença de pessoas mais velhas é porque a infecção provocada pela bactéria H. pylori é de longa duração, só se manifesta 40, 50 anos depois de instalada no estômago.
Além da bactéria, a médica destaca outros fatores que levam ao aparecimento do câncer. Um dos mais importantes é uma alimentação pobre em vitaminas A e C, carnes e peixes, ou ainda com um alto consumo de alimentos defumados e enlatados. Para preveni-lo, ela recomenda uma dieta composta de vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras.

Texto Anterior: Grupo estuda transmissão do microrganismo
Próximo Texto: Plantão médido: Verme provoca ataques em doentes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.