São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Único na cidade, velódromo da USP está fechado desde os anos 1990

Ex-ciclista de elite diz que pista tem condições de abrigar treinos

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Enquanto ciclistas são "recebidos" com tachinhas na Cidade Universitária, o velódromo do campus, único da cidade de São Paulo, está fechado desde o início da década de 1990, embora tenha condições de abrigar treinos.
Feita nos anos 1970, a pista nunca teve manutenção.
Os "pelotões" de ciclistas que treinam na USP geram conflitos com outros usuários da Cidade Universitária não é de hoje. Em 2005, a presença desses esportistas chegou a ser proibida, medida que depois foi revogada.
Mas até hoje são frequentes as reclamações de ambos os lados, além da recente "sabotagem" com tachinhas.
Para o ex-ciclista de elite Cléber Ricci Anderson, 44, que até hoje treina na USP, o velódromo, embora deteriorado, tem condições para abrigar treinamentos.
Segundo ele, os treinos de velocidade, feitos em pelotões nas ruas do campus, são a parte mais "agressiva" do esporte. E o velódromo seria interessante para "qualquer um" dos atletas que treinam velocidade, diz.
A parte de condicionamento, no entanto, permaneceria nas vias do campus.
Anderson lamenta o estado de conservação da pista e, sobretudo das arquibancadas, que têm problema de estrutura e de infiltrações visíveis, pela falta de manutenção.
O diretor do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP), Carlos Bezerra de Albuquerque, diz que está aberto para que os ciclistas façam propostas para o uso do espaço. Dessa forma, seria possível tentar verbas no Ministério dos Esportes ou com a iniciativa privada.
Quanto a verbas próprias da universidade para a reforma, o diretor afirma que a instituição não colocou o velódromo como prioridade.


Texto Anterior: Em Recife: Conselho de Justiça doa carro blindado para juíza ameaçada
Próximo Texto: Fuzileiros: Infecção por Influenza B provocou internação de recrutas, diz Marinha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.