São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

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Espaço e faixa etária da criança têm de dialogar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Escolhida a proposta de alfabetização e ensino das crianças, os pais devem olhar para a escola. Literalmente. Isso porque, segundo especialistas em educação, a organização do espaço do colégio é fundamental no aprendizado de seus alunos.
Segundo a professora da Faculdade de Educação da Unicamp Maria Carolina Bovério, é importante haver diálogo entre o ambiente escolar e a proposta pedagógica. "O modo como o espaço e o mobiliário das classes são organizados revelam como é a aula."
Até mesmo pequenos detalhes, como a disposição das carteiras dos mais velhos, influenciam a dinâmica. "Carteiras fixas, pregadas ao chão, não permitem nenhum trabalho em grupo. Fixam o aluno só como ouvinte." Simples parafusos fora do lugar podem atrapalhar, portanto, mobilidade, cooperação, aproximação e diálogo entre os jovens alunos.
Apesar da interação ser imprescindível para o desenvolvimento emocional e intelectual dos alunos, muitas vezes, ela é negligenciada na concepção dos prédios. Para o arquiteto Carlos André Palatnic, isso acontece porque as escolas são projetadas com intuitos puramente funcionais, sem levar em conta o propósito original do prédio: o estudo. "Geralmente, se tem uma arquitetura feita para abrigar pessoas que, por acaso, estudarão ali."
A falta de cuidado com a infra-estrutura escolar é prejudicial para o processo educacional do aluno e para o equilíbrio psicológico da criança. "A arquitetura monumental produz uma sensação de maravilhamento em relação ao prédio. Mas, por outro lado, cria também um sentimento de inferioridade nos menores", lembra Bovério. (INGRID TAVARES)


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