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Espaço e faixa etária da criança têm de dialogar
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Escolhida a proposta de alfabetização e ensino das crianças,
os pais devem olhar para a escola. Literalmente. Isso porque, segundo especialistas em
educação, a organização do espaço do colégio é fundamental
no aprendizado de seus alunos.
Segundo a professora da Faculdade de Educação da Unicamp Maria Carolina Bovério,
é importante haver diálogo entre o ambiente escolar e a proposta pedagógica. "O modo como o espaço e o mobiliário das
classes são organizados revelam como é a aula."
Até mesmo pequenos detalhes, como a disposição das
carteiras dos mais velhos, influenciam a dinâmica. "Carteiras fixas, pregadas ao chão, não
permitem nenhum trabalho
em grupo. Fixam o aluno só como ouvinte." Simples parafusos fora do lugar podem atrapalhar, portanto, mobilidade,
cooperação, aproximação e
diálogo entre os jovens alunos.
Apesar da interação ser imprescindível para o desenvolvimento emocional e intelectual
dos alunos, muitas vezes, ela é
negligenciada na concepção
dos prédios. Para o arquiteto
Carlos André Palatnic, isso
acontece porque as escolas são
projetadas com intuitos puramente funcionais, sem levar
em conta o propósito original
do prédio: o estudo. "Geralmente, se tem uma arquitetura
feita para abrigar pessoas que,
por acaso, estudarão ali."
A falta de cuidado com a infra-estrutura escolar é prejudicial para o processo educacional do aluno e para o equilíbrio
psicológico da criança. "A arquitetura monumental produz
uma sensação de maravilhamento em relação ao prédio.
Mas, por outro lado, cria também um sentimento de inferioridade nos menores", lembra
Bovério.
(INGRID TAVARES)
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