São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmera flagra maus-tratos de babá contra garota de dois anos em PE

Francisca Souza puxava o cabelo e espetava o braço da menina com um palito

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Uma câmera escondida flagrou uma babá maltratando uma menina de dois anos e cinco meses, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife (PE).
As cenas, gravadas no apartamento onde mora a criança, mostram a mulher puxando os cabelos e sacudindo a cabeça da menina ao penteá-la.
A gravação mostra ainda a babá sentada em um sofá espetando levemente a perna direita do bebê, duas vezes seguidas, com um palito de dentes.
Gravadas na quinta-feira da semana passada, as imagens só foram levadas anteontem pela família da menina à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente.
Segundo o delegado Jorge Ferreira, que apura o caso, a babá, Francisca Barbosa de Souza, 46, trabalhava no local havia dois anos.
Ela foi despedida no dia seguinte à gravação e localizada ontem pela polícia.

Envergonhada
Interrogada por policiais, a babá confirmou, segundo a polícia, ter puxado os cabelos da criança com o pente, mas negou maus-tratos no caso do palito de dentes.
Ela disse à polícia que estava brincando com o bebê, que também a espetava no braço com um outro palito.
A babá, ainda de acordo com o delegado, declarou ter ficado envergonhada ao ver as imagens, exibidas pela mãe da criança no dia seguinte.
"Ela afirmou que sempre gostou da menina e que não sabe o que a levou a fazer aquilo", disse o policial.
A princípio, declarou o delegado, as provas indicam que houve apenas maus-tratos, crime que pode ser punido com até um ano de detenção. Se for comprovada tortura, a pena pode subir para até oito anos de reclusão.
A mãe do bebê será convidada a depor ainda nesta semana. A menina, segundo o delegado, será submetida a exame traumatológico no IML (Instituto Médico Legal) de Pernambuco. Também passará por exame de avaliação psicológica.
Francisca de Souza, que não foi autuada em flagrante, vai responder ao processo em liberdade.


Texto Anterior: Assembléia adia discussão de veto a cigarro
Próximo Texto: Professora de Harvard vê risco em anúncios voltados para criança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.