São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BELO HORIZONTE

Niemeyer visita futura sede do governo de MG

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O arquiteto Oscar Niemeyer, 100, percorreu de carro os cerca de 450 km da BR-040 que ligam o Rio a Belo Horizonte para conhecer e inspecionar ontem a obra que, diz ele, será uma "bandeira" e uma "obra de arte" em BH, que abriga o conjunto arquitetônico da Pampulha -também de sua autoria.
O projeto, executado ao custo de R$ 948,5 milhões pelo governo de Minas, é de um centro administrativo na periferia norte da cidade. São três prédios, onde funcionarão o Palácio do Governo e as 18 secretarias de Estado.
Erguida verticalmente ao invés de ser formada por pequenos prédios, a obra visa aproveitar melhor o terreno -que terá um parque ao redor.
O prédio-sede terá quatro pavimentos e um dos maiores vãos livres da história da arquitetura, com 146 metros de extensão, sustentado por cabos.
"Você não tem uma obra assim do ponto de vista da arquitetura, da engenharia, da parte técnica, uma obra tão monumental", afirma Niemeyer. De acordo com o governador Aécio Neves (PSDB), o projeto proporcionará um "novo eixo de desenvolvimento na cidade".


Texto Anterior: Cardiologia: Serra inaugura novo prédio do Instituto Dante Pazzanese
Próximo Texto: Mulheres de AM, BA e CE colocam sexo "em segundo plano", diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.