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São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

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CIGARRO

Idéia é defender uso moderado

Souza Cruz reage a campanha antifumo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Souza Cruz começou a divulgar dentro dos maços de cigarros da marca Free um cartão que dá a idéia de uma contra-ofensiva em relação às campanhas antitabagistas que vêm se acentuando no país, advertindo o fumante sobre os malefícios do fumo e tentando induzi-lo a abandonar o vício.
A mensagem contida no cartão de Free tem o propósito de divulgar uma campanha para o uso moderado do cigarro, mas o texto apresentado diz que a decisão de parar de fumar ou de continuar fumando com moderação é do fumante, de mais ninguém. Sugere que não caberia interferências nessa decisão.
"Aproveite em excesso. Fume com moderação", é o início da mensagem em letras diferenciadas do restante do texto, que segue: "Ninguém tem o direito de fazer suas escolhas por você. É isso que chamam de liberdade, o ideal mais importante na vida de qualquer um. Free sempre acreditou nisso, respeitando os mais diversos estilos, opiniões, atitudes. Cada um na sua".
"Então, seja livre para fazer o que quiser: cante, ame, dance, crie, apaixone-se, sonhe, aproveite tudo em excesso. E se você decidiu fumar, por que não com moderação? A decisão é sua. Só não deixe de ser quem você é, seja você quem for."
A Souza Cruz apresenta, ao final da mensagem, para "maiores informações" sobre a campanha, o telefone 0800 888 22 23. A Agência Folha ligou para saber sobre a campanha apresentada na gravação como "informe-se em excesso". Foi preciso passar pela atendente e fazer um cadastro, que pode desestimular quem liga. A Souza Cruz pede CPF, nome completo, data de nascimento e telefone de contato.
A Souza Cruz, por meio da sua assessoria, negou que a mensagem contida nos maços seja uma forma de contraposição às campanhas antitabagistas.
"Essa campanha já está no ar há algum tempo, e a indústria não tinha nenhuma informação de quando o Ministério da Saúde iria colocar essas novas imagens [com advertências sobre os riscos do fumo nos maços]. Isso que aconteceu ontem [anteontem], por exemplo, a gente não sabia", disse o assessor Mair Neto.
De acordo com a Souza Cruz, a "campanha do Free tem toda uma linha sobre conduta". Ela começou há um mês, aproximadamente. Os cartões presentes nas embalagens são recentes, segundo a empresa.


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