São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Educadores condenam o procedimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma criança de seis ou sete anos não está preparada psicologicamente para passar por um processo de seleção, afirmam os educadores. "A criança nessa faixa etária ainda está na sua primeira etapa de formação e não consegue compreender uma avaliação classificatória", afirma Célia Maria Guimarães, professora do curso de pedagogia da Unesp.
Docente da faculdade de educação da USP, Lisandre Maria Castello Branco concorda e diz que o vestibulinho é "condenável". Ela diz que crianças submetidas a seleções muito novas podem apresentar reações fóbicas a qualquer avaliação. "O teste deixa marcas que serão mais ou menos indeléveis em função da interpretação que a criança fizer da experiência à qual foi submetida e de seus resultados."
Lisandre lembra que é papel da escola fazer com que as crianças vençam as dificuldades que apresentarem. "O "vestibulinho" vai contra o papel da escola, que é o de ensinar seja quem for. Ele é um desrespeito às crianças". (DT)


Texto Anterior: Escolas ainda promovem "vestibulinho"
Próximo Texto: Outro lado: Escolas dizem que exames não são eliminatórios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.