São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

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Trânsito de São Paulo bate recorde histórico de multas

Foram aplicadas 404 mil punições em agosto na cidade, uma a cada 6,6 segundos

Total registrado foi mais de 30% superior ao de julho ou ao do mesmo período do ano passado; média mensal de autuações é de 330 mil

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo teve em agosto seu recorde histórico de multas de trânsito aplicadas em um só mês: 404 mil, uma a cada 6,6 segundos.
A quantidade de infratores flagrados no município por equipamentos eletrônicos, por marronzinhos e por policiais militares foi mais de 30% superior à do mês anterior ou à do mesmo período de 2006.
O salto se deu num período em que a PM aumentou a sua presença no trânsito -e que resultou na criação de um grupo especial para atuar em pontos de grande circulação viária.
Ele também ocorreu depois de serem firmados novos contratos de radares móveis de controle fotográfico da velocidade -muitos aparelhos ficaram sem funcionar com a antiga prestadora dos serviços.
Mas, na avaliação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a marca recorde, conforme seus registros, é resultado de uma oscilação comum das infrações, e não a uma alteração repentina da fiscalização.
Em relação ao primeiro semestre deste ano, a média de multas aplicadas por PMs saltou perto de 32%; por radares, 27%; por marronzinhos, 10%.
Segundo a CET, os dados de setembro já sinalizam para a volta de patamares anteriores. Nesse mês, agentes de trânsito reclamaram da falta de talões de multa por conta da mudança da empresa fornecedora e, em algumas regiões, houve até racionamento dos bloquinhos.

Média
A média mensal de multas na capital paulista era de 280 mil no final dos anos 90 e esteve em 330 mil do ano passado para cá.
A tendência é de crescimento, com um aperto da fiscalização iniciado na gestão José Serra (PSDB) e que prosseguiu com Gilberto Kassab (DEM).
Estão em andamento licitações para a contratação de 404 equipamentos que multam motoristas infratores, muitos multifunção, que flagram, por exemplo, velocidade excessiva e invasão do semáforo vermelho e faixa exclusiva de ônibus.
A previsão é que eles sejam implantados no ano que vem. As lombadas eletrônicas, que atualmente se limitam a cem, totalizarão 153. Os radares fixos saltam de 40 para 175.
Sem contar os 60 novos aparelhos voltados prioritariamente para caminhões que descumprirem a zona central de restrição de circulação, mas que vão flagrar excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio e invasão da faixa de ônibus.
Em 2006, um convênio firmado entre Estado e prefeitura permitiu que os PMs voltassem a receber autorização para aplicar as multas municipais -por infrações de circulação, estacionamento e parada, que, pelo Código de Trânsito Brasileiro, são atribuição do município.


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