|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Trânsito de São Paulo bate recorde histórico de multas
Foram aplicadas 404 mil punições em agosto na cidade, uma a cada 6,6 segundos
Total registrado foi mais de 30% superior ao de julho ou ao do mesmo período do ano passado; média mensal de autuações é de 330 mil
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
A cidade de São Paulo teve
em agosto seu recorde histórico de multas de trânsito aplicadas em um só mês: 404 mil,
uma a cada 6,6 segundos.
A quantidade de infratores
flagrados no município por
equipamentos eletrônicos, por
marronzinhos e por policiais
militares foi mais de 30% superior à do mês anterior ou à do
mesmo período de 2006.
O salto se deu num período
em que a PM aumentou a sua
presença no trânsito -e que resultou na criação de um grupo
especial para atuar em pontos
de grande circulação viária.
Ele também ocorreu depois
de serem firmados novos contratos de radares móveis de
controle fotográfico da velocidade -muitos aparelhos ficaram sem funcionar com a antiga prestadora dos serviços.
Mas, na avaliação da CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego), a marca recorde, conforme seus registros, é resultado de uma oscilação comum
das infrações, e não a uma alteração repentina da fiscalização.
Em relação ao primeiro semestre deste ano, a média de
multas aplicadas por PMs saltou perto de 32%; por radares,
27%; por marronzinhos, 10%.
Segundo a CET, os dados de
setembro já sinalizam para a
volta de patamares anteriores.
Nesse mês, agentes de trânsito
reclamaram da falta de talões
de multa por conta da mudança
da empresa fornecedora e, em
algumas regiões, houve até racionamento dos bloquinhos.
Média
A média mensal de multas na
capital paulista era de 280 mil
no final dos anos 90 e esteve em
330 mil do ano passado para cá.
A tendência é de crescimento, com um aperto da fiscalização iniciado na gestão José Serra (PSDB) e que prosseguiu com Gilberto Kassab (DEM).
Estão em andamento licitações para a contratação de 404
equipamentos que multam
motoristas infratores, muitos
multifunção, que flagram, por
exemplo, velocidade excessiva
e invasão do semáforo vermelho e faixa exclusiva de ônibus.
A previsão é que eles sejam
implantados no ano que vem.
As lombadas eletrônicas, que
atualmente se limitam a cem,
totalizarão 153. Os radares fixos saltam de 40 para 175.
Sem contar os 60 novos aparelhos voltados prioritariamente para caminhões que
descumprirem a zona central
de restrição de circulação, mas
que vão flagrar excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio e
invasão da faixa de ônibus.
Em 2006, um convênio firmado entre Estado e prefeitura
permitiu que os PMs voltassem
a receber autorização para aplicar as multas municipais -por
infrações de circulação, estacionamento e parada, que, pelo
Código de Trânsito Brasileiro,
são atribuição do município.
Texto Anterior: Há 50 Anos Próximo Texto: Reajuste: Governo Federal discute elevar o valor das multas de trânsito Índice
|