São Paulo, segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

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Aeroportos têm dia tranqüilo, com 16% de atrasos em vôos

Situação melhorou em relação ao último sábado, quando o problema atingiu cerca de 30% das viagens previstas

Segundo a Infraero, 155 vôos, 9,6% do total, foram cancelados; motivos são nebulosidade, problemas das companhias e tráfego

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de um sábado tumultuado, com cerca de 30% dos vôos atrasados, a situação nos aeroportos de todo o país melhorou ontem. Dos vôos, 16,4% tiveram atrasos e 9,6% foram cancelados, de acordo com balanço da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) divulgado às 22h de ontem.
Do total de 1.615 vôos previstos da 0h às 22h, 265 tiveram atraso superior a uma hora e 155 não chegaram a decolar.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, os atrasos não tiveram apenas um motivo, como os problemas meteorológicos de sábado, mas casos pontuais, como nebulosidade em alguns aeroportos, tráfego aéreo intenso e problemas de companhias aéreas.
Até as 16h, a Ocean Air era a companhia com maior número de atrasos, problema que afetava 43,14% de seus vôos. A empresa cancelou 19,61% deles.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da companhia não foi encontrada. No serviço de atendimento ao cliente, contudo, foi informado que não havia registro de atrasos pela empresa aérea.
Segundo a Infraero, o vôo 1045 que sairia do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Brasília pela Ocean Air atrasou por mais de três horas. O motivo alegado foi a falta de tripulação. A Infraero explica que pode ter ocorrido um problema de adequação com a nova malha determinada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), porque a empresa assumiu recentemente os vôos da BRA, cujas operações estão suspensas desde novembro.
A Gol teve 21,98% de atrasos e cancelou outros 6,04%.
A Varig registrou 5,71% de atrasos, mas 21,43% de cancelamentos, atribuídos pela companhia ao mau tempo e ao tráfego aéreo intenso. A TAM teve 13,9% de atrasos e 5,01% de vôos cancelados. Segundo o site da empresa, a média de espera de vôos domésticos era de 37 minutos, contra 46 minutos para vôos internacionais.
No aeroporto de Congonhas, 20,5% dos vôos foram cancelados -43 dos 210 previstos-, a maioria da ponte-aérea Rio-SP. Os atrasos afetavam 3,8% das viagens previstas.
O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, teve 10,3% de atrasos e 5,2% de cancelamentos até as 22h de ontem, principalmente pelo aumento no número de passageiros passando pelos terminais.
No aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, 18,3% dos vôos chegavam ou saíam com mais de uma hora de atraso e 8,3% foram cancelados. (IURI DANTAS e MARIA CAROLINA NOMURA)


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